Menor investigado em operação contra terrorismo é apreendido em Goiás
Mandado de internação foi cumprido pela Polícia Civil após notificação da Polícia Federal
A Polícia Federal anunciou nesta sexta-feira (29/7) o cumprimento, em conjunto com a Polícia Civil de Goiás, de um mandado de internação de um menor envolvido na Operação Hashtag. Conforme nota divulgada, após verificar a participação do adolescente de 17 anos no grupo investigado, a Polícia Federal noticiou o fato às autoridades estaduais de Goiás, em obediência ao que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A medida foi tomada pelo Juizado da Infância e Juventude de Goiás, que determinou o recolhimento do menor em instituição pública adequada.
A Operação Hashtag foi deflagrada no dia 21 deste mês com o objetivo de desarticular grupo envolvido na promoção do Estado Islâmico no Brasil e no planejamento de atentados terroristas no País durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que começam no dia 5 de agosto. Pelo menos um dos dez mandados de prisão foi cumprido em Goiás.
O Ministério da Justiça confirmou também cumprimentos de mandados nos Estados do Amazonas, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Foram cerca de 130 policiais envolvidos na operação, que previa a efetivação de dez prisões temporárias, duas conduções coercitivas e 19 buscas e apreensões.
De acordo com a divisão de Comunicação Social da PF, as investigações tiveram início em abril com o acompanhamento de redes sociais pela Divisão Antiterrorismo (DAT) da Polícia Federal. Os envolvidos participavam de um grupo virtual denominado Defensores da Sharia e planejavam adquirir armamentos para cometer crimes no Brasil e até mesmo no exterior. Uma ONG com atuação na área humanitária e educacional também é investigada por participação no caso.