Mercado de cannabis medicinal cresceu 140% nas vendas em 2023 no Brasil
Expectativa de crescimento que era de 120% para os itens vendidos foi superada
Produtos à base de cannabis vendidos para uso medicinal no Brasil tiveram saída 140% maior das prateleiras entre janeiro e novembro de 2023 do que no mesmo período do ano passado, conforme indicam dados inéditos da Associação Brasileira da Indústria Canabinoide (BRcann). O patamar de vendas passou de 127,4 mil unidades nos intervalo de 11 meses em 2022 para 316,1 mil neste ano.
De acordo com a BRcann, a expectativa de crescimento era de 120% para os itens vendidos e foi superada devido à alta demanda por tratamentos do tipo, tanto de médicos quanto de pacientes. A evolução da regulação desses produtos pela Anvisa (são 34 autorizados atualmente), diz a associação, também colaborou para a movimentação do setor.
O impacto financeiro foi de R$ 127,4 milhões faturados no período (123% a mais do que em 2022).
Goiás está entre os estados que aprovaram distribuição de Cannabis medicinal pelo SUS em meio a indefinição federal
O Brasil está com uma enxurrada de projetos de lei estaduais para garantir produtos à base de Cannabis para uso medicinal pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Goiás e outras 23 unidades da federação ou já aprovaram uma regra sobre o tema ou estão debatendo o assunto no Legislativo.
A pesquisa abrange todas as Assembleias dos estados brasileiros, além da Câmara do Distrito Federal. Após ser aprovado e sancionado, o governo do estado precisa garantir o fornecimento do medicamento.
Leis relacionadas à Cannabis medicinal foram aprovadas em diversos estados brasileiros, incluindo Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins. No entanto, notou-se que nem todas essas leis estão em vigor. Leia a íntegra no site!