Combate ao mosquito

Michel Temer elogia resultados do combate ao Aedes em Goiás

Michel Temer frisou ainda, que com esses ótimos números, tudo indica que, durante e depois do período chuvoso, Goiás não terá nenhuma grande dificuldade.

O presidente da República Michel Temer elogiou resultados da operação “Goiás contra o Aedes”, em  videoconferência, realizada nessa sexta-feira (02), com representantes de cada uma das regiões do país. Representando o governador do Estado de Goiás Marconi Perillo, o secretário Leonardo Vilela conversou, do Conecta SUS, durante vintes minutos, com o presidente e representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima e Rio Grande do Norte, em evento que marcou o dia de Mobilização contra o Aedes “#MosquitoNão”.

Entre os números apresentados pelo secretário estavam 16,5 milhões de visitas domiciliares, 112 mil focos eliminados, diminuição em mais de 18% do número de caso de dengues e redução em 90% de infestação. “Esses resultados devem ser seguidos por todos os Estados e municípios do Brasil”, destacou o presidente, ao citar que o período chuvoso é um momento importante para intensificar o combate.

Michel Temer frisou ainda, que com esses ótimos números, tudo indica que, durante e depois do período chuvoso, Goiás não terá nenhuma grande dificuldade. O presidente também elogiou a interação e o comprometimento de toda a equipe envolvida na operação “Goiás contra o Aedes” – técnicos da Secretaria da Saúde, municípios e Corpo de Bombeiro Militar.

Durante a videoconferência, o secretário Leonardo Vilela comentou que Goiás tem 2.150 milhões de domicílios, e até o dia 30 de novembro desse ano, foram realizadas mais de 16 milhões de visitas domiciliares, em um trabalho que tem se repetido todos os meses. “Só para se ter uma ideia da intensificação do combate ao Aedes, em 2015, foram realizadas 8 milhões de visitas; menos da metade das que aconteceram, em 2016”, diz.

O secretário também ressaltou que, esse ano, foi de muito engajamento. “O trabalho foi exaustivo, mas feito sistematicamente para reduzir o Aedes do território goiano”, avaliou.

 Referência
Goiás foi escolhido para participar da videoconferência com o presidente por ter, no País, o melhor resultado no combate ao mosquito. A operação Goiás Contra o Aedes reduziu a infestação do vetor em 90%, nos municípios goianos. Em Goiás, participaram da videoconferência, o comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar, Coronel BM Carlos Helbingen Júnior; o tenente coronel Pedro Carlos Borges de Lira; o coordenador de dengue do Estado Murilo do Carmo e Leonardo Vilela. A videoconferência foi transmitida no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns (Conecta SUS), onde são monitoradas, por georreferenciamento, as visitas aos domicílios goianos.