Ministério da Saúde confirma 1º caso de coronavírus no Brasil
De acordo com o MS, 20 casos suspeitos estão sendo investigados e outros 59 foram descartados
O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil durante uma coletiva de imprensa, em Brasília (DF). De acordo com o ministro, o paciente, de 61 anos, contraiu o vírus na Itália, onde permaneceu entre os dias 9 e 21 de fevereiro.
Mandetta ressalta que agora a preocupação é saber como o vírus vai se comportar no clima e tempo presente no hemisfério Sul. Além disso, pontuou que o monitoramento continua sendo feito e, assim como medidas têm sido tomadas para evitar que o vírus se espalhe no país.
Inicialmente, o idoso, que também fez escala na França na volta para o Brasil, não apresentou nenhum sintoma inicialmente, como tosse e febre. Os sinais de que ele estava infectado, febre, tosse seca, dor de garganta e coriza – surgiram apenas dias depois. Entretanto, “o paciente está bem, com sinais brandos e recebeu orientações de precaução padrão”.
Além disso, as secretarias municipal e estadual de Saúde de São Paulo realizam um serviço de identificação dos contatos que o paciente teve no domicílio, hospital e voo. Os trabalhos ocorrem em parceria com a Anvisa.
Até o momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80.239 casos foram confirmados. A presença do novo coronavírus já foi confirmada em 34 países, que já registraram 2,7 mil mortes.
No Brasil, 20 casos suspeitos estão sendo investigados: 11 em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, dois em Minas Gerais e dois em Santa Catarina. Ainda, há um caso na Paraíba, um em Pernambuco e outro no Espírito Santo. A maioria dos pacientes investigados esteve em viagem na Itália. Outros 59 casos já foram descartados.