Segurança

Ministério prorroga presença da Força Nacional em cinco estados

Goiás está entre as Unidades Federativas que darão continuidade às atividades da corporação. Ações de segurança estarão concentradas nas capitais e regiões metropolitanas

A portaria editada nesta terça-feira (17) pelos ministérios da Justiça e da Saúde para tratar do emprego de forças policiais no combate ao novo coronavírus tem efeito mais simbólico do que prático, e dificilmente levará alguém à cadeia por descumprimento das determinações das autoridades.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação da Força Nacional de Segurança Pública no apoio às forças de segurança locais, nos estados do Pará, Espírito Santo, de Goiás, Pernambuco e do Paraná, dentro do projeto Em Frente Brasil, de combate à criminalidade violenta.

As ações de segurança estarão concentradas nas capitais e regiões metropolitanas, com foco nos municípios de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). Elas terão caráter episódico e planejado, por 180 dias, no período de 18 de fevereiro a 15 de agosto de 2020.

“As operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional”, segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17).

De acordo com o documento, o número de militares disponibilizados obedecerá ao planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).