'REGIMENTO'

Morador é notificado por tomar sol de sunga no estacionamento de condomínio no DF

Síndica frisa que o uso do traje de banho fere o regimento e que o morador deveria se atentar "a mais rigorosa moralidade, decência e respeito."

Um morador de um condomínio localizado no Guará, no Distrito Federal, foi notificado por tomar sol de sunga no gramado do estacionamento do local. Na advertência, a síndica pede que o homem observe “a mais rigorosa moralidade, decência e respeito.” O caso aconteceu na última segunda-feira (24). Júlio Pinheiro afirmou que irá acionar a Justiça.

De acordo com o g1, a síndica do condomínio, Katiuscia Brandão, apontou que o homem recebeu a notificação por escrito, “conforme determina o regimento interno.” Segundo o documento, o morador tomava sol no gramado do estacionamento do condomínio usando uma sunga. Ele chegou a ser abordado por uma outra moradora.

O homem alegou que fazia a prática com frequência e que não via problema.  “Já tinha trabalhado, fui malhar e, na volta, decidi descer com o Maurício [cachorro dele]. Levei uma toalha para estender, fiquei lendo e trabalhando”, disse Júlio.

Porém, de acordo com a síndica, o uso de roupa de banho vai contra o regimento interno do condomínio. Katiuscia diz que o traje de banho no gramado do estacionamento “incomodou” moradores de outro condômino, que reclamaram na administração do prédio. “Nosso condomínio não possui área de lazer e o estacionamento não é destinado a este fim”, afirmou.

A síndica destaca que o morador não foi “orientado ou repelido a se retirar do local”, apenas foi noticiado para que o fato não se repita.

O que diz o regimento interno do condomínio onde mora o homem que foi notificado por tomar banho de sol de sunga

A notificação citou trechos do regimento interno do condomínio, com “proibições diversas” e destacou a parte sobre não desrespeitar os “costumes” do local.

É proibido, de acordo com o documento, “praticar atos, violências ou tomar atitudes que deponham contra o decoro, os costumes ou o bom nome do edifício”.

A norma frisa que, se o morador não cumprir as exigências, poderá ser multado. “Fica vossa senhoria notificada, sob pena de ser multada conforme o regimento interno.”
Júlio conta que mora há cinco meses no prédio com o namorado e com o cachorro. “Perguntei qual era a moral e quais são os bons costumes. Porque queria entender. Mas ela não soube responder, só falou que o costume do prédio é não ter ninguém de sunga”, afirmou o homem.
Ele disse que foi a primeira vez que desceu ao estacionamento e que destaca que a movimentação foi motivada por preconceito. “É seu corpo? É a cor da sua pele? Você nunca vai saber o que está envolvido”, lamentou.
Morador é notificado por tomar sol de sunga em condomínio no DF
Regimento do condomínio onde homem foi notificado por tomar banho de sol usando sunga (Foto: divulgação – g1)

 

 

Morador é notificado por tomar sol de sunga em condomínio no DF
Júlio é mora há cinco meses no prédio com o namorado e com o cachorro (Foto: divulgação – TV Globo)

*Com informações do g1