Moradores de Cavalcante dizem que estão desde a manhã de segunda sem água
Saneago afirma que equipamento com defeito foi trocado e que abastecimento será normalizado ainda nesta tarde
Moradores de Cavalcante têm enfrentado problemas em relação a falta de água. Uma moradora da cidade diz que as quedas ocorrem quase diariamente e que já foi feito um abaixo a assinado e a denúncia ao Ministério Público. Desta vez, eles tão desde a manhã de segunda-feira (10) com o problema.
Uma outra morada da cidade, do setor Cavalcantinho, afirmou que desde que mudou para o município a falta de água é comum. Segundo ela, nos últimos meses a situação se agravou e a interrupção no fornecimento ocorre quase todos os dias. Segundo ela, às 9h de segunda a água acabou e até momento (15h25) esta não havia retornado.
“Sempre fica sem água. A cidade trabalha com turismo e isso afeta muito o município. Tenho filho pequeno, que precisa ir para a escola. Também impacta na hora de fazer comida e outras coisas”, revela a moradora que afirma que a situação ocorre em todas as regiões.
Já um morador da Vila Morro Encantado disse que, na região dele, a ausência de água é, no mínimo, quatro vezes ao mês. Ele afirma que isso acontece por causa do tratamento de água, mas que a Saneago não avisa de forma clara todos os moradores. “Sobre a ausência de água nesta segunda, parece que foi por causa de uma bomba, mas eu só soube quando já estava sem.”
De acordo com ele, quem tem caixa d’água consegue remediar a situação. No caso dele, o morador só teve para beber porque tinha enchido o filtro de barro. “E a informação não chega para a gente se preparar”, se refere às vezes que ocorre a falta por questão de tratamento. “Hoje [terça] não consegui nem pedir uma marmita. Da última vez que faltou, fiquei três dias sem”, revela.
Ao Mais Goiás, a Saneago informou que a falta de água ocorreu no fim da tarde de ontem por causa de um “equipamento da estação intermediária de água bruta de Cavalcante” que apresentou defeito. Segundo a companhia, as equipes providenciaram a troca do equipamento imediatamente.
Ainda de acordo com a nota, a “manutenção foi finalizada na manhã de hoje (11) e a normalização do abastecimento acontece gradualmente, com normalização total no final da tarde. A Companhia solicita a compreensão de todos e o consumo consciente das reservas nas caixas d’água”.
O Ministério Público, por sua vez, informou que não recebeu reclamações sobre o assunto. Disse, contudo, que “a promotoria está acompanhando a situação, tendo sido informada que boa parte das interrupções se deve a obras no sistema”.