FALTA LUZ

Moradores de Goiânia reclamam de quedas constantes de energia nesta terça

Em nota, a Enel Goiás atribuiu o problema às primeiras chuvas e "ao alto consumo de energia em decorrência do calor".

Se por um lado a chuva que caiu em Goiânia nesse final de semana trouxe alívio para o calor, por outro ela chegou acompanhada de um velho problema da capital: as quedas no abastecimento de energia. Moradores de diversas regiões da capital reclamam de constantes quedas de energia elétrica após as primeiras chuvas que caíram. Em setores como o Bueno, há relatos de até 11 quedas seguidas só hoje (13).

Conforme os moradores, a energia tem “caído e voltado” de forma contínua. O morador de um prédio residencial situado na região da Avenida T-4 com a T-62, no Setor Bueno, disse à reportagem que contou pelo menos 5 quedas rápidas de energia desde as 7h de hoje, com duração entre 5 e 10 minutos cada. “Em uma das vezes eu estava no chuveiro, na outra esquentando água pro café no micro-ondas”, revela.

De acordo com o morador, quando há quedas de energia no setor, o trânsito acaba ficando tumultuado devido às falhas apresentadas pelos sinaleiros. “Sem semáforos, fica um caos”, diz.

Um outro morador, também da Avenida T-4, no setor Bueno, contabilizou 11 quedas nesta terça, 5 somente entre 8h30 e 11h30. O rapaz, que também vive em um edifício residencial, disse que já registrou contato com a Enel caso precise acioná-la judicialmente por eventuais aparelhos eletrônicos queimados.

Já Luiza Leonel, moradora do Jardim Guanabara, conta que o problema da falta intermitente de luz vem desde o fim de semana. “Isso sempre acontece quando venta demais ou chove, aí piorou de ontem pra hoje. Às vezes em menos de um minuto a energia cai e volta mais de três vezes, é horrível”, relata.

O que diz a Enel

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a Enel Goiás e questionou a respeito das constantes falhas no fornecimento de energia elétrica. Em nota, a distribuidora atribuiu o problema às primeiras chuvas e “ao alto consumo de energia em decorrência do calor”.

A empresa enfatizou que houve reforço nas equipes em campo para agilizar o atendimento às ocorrências.

Veja a nota abaixo:

“A Enel Distribuição Goiás informa que as primeiras chuvas e o alto consumo de energia em decorrência do calor geram impacto sobre a rede, sendo necessária a realização de operações de transferência de carga para equilibrar o sistema elétrico, que não seriam possíveis não fosse o investimento feito pela distribuidora em automação da rede. Essas operações geram interrupções de curtíssimo prazo, mas evitam grandes desligamentos, garantindo a continuidade do fornecimento para a população. A Enel destaca, ainda, que houve reforço de 30% no número de equipes em campo desde domingo para agilizar o atendimento a ocorrências e garantir a continuidade do serviço de fornecimento a todos os clientes goianos.”