Moradores denunciam ataques de onça pintada na zona rural de Mairipotaba: vídeo
Vídeo mostra momento em que a suposta onça pintada caminha por uma propriedade rural
Moradores da zona rural de Mairipotaba, no Sul de Goiás, têm recebido visitas frequentes de uma onça pintada. Ao Mais Goiás, a servidora pública Katiusce Oliveira, disse que, desde junho, a onça tem aparecido em propriedades rurais da região e atacado outros bichos, como porcos, bezerros e até um cachorro. Estima-se que, até o momento, 10 animais já foram mortos.
Em um vídeo gravado por um morador, no dia 19 de outubro, é possível ver o momento em que a suposta onça pintada caminha pela propriedade rural, por volta das 23h. Nesta terça-feira (25), câmeras de segurança registraram uma nova visita, em horário semelhante.
Katiusce afirma que ‘os moradores estão eufóricos, preocupados e com medo’ do animal. “Uma colega que mora em uma chácara a cerca de 1km da cidade teve porcos e um cachorro morto em junho. Alguns bezerros também foram atacados nas fazendas da redondeza. Existem, ainda, vídeos em que aparece um animal, que acreditamos ser a onça pintada. Outros moradores relataram também já ter visto o animal nas redondezas”, explica a servidora.
Representando os moradores, Katiusce diz que procurou o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), nesta quinta-feira (27), a fim de alguma solução. Ela afirma que a equipe lhe pediu para enviar um e-mail com mais detalhes e imagens, para, somente depois enviar técnicos nos locais citados.
O portal procurou o Ibama para tenta saber quais são as orientações à população e se já existe algum prazo para que os técnicos façam visitas nas propriedades. Até o momento da publicação da matéria, porém, não houve retorno.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que só apoiará alguma ação caso os técnicos do Instituto necessitem. Até o presente momento, a corporação não foi acionada pelo Instituto. Vale mencionar que tentar capturar ou caçar qualquer espécie de fauna silvestre é crime ambiental.