Morre Silvio Santos, apresentador mais carismático da TV brasileira, aos 93 anos
Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo
Morreu na madrugada deste sábado (17/8), Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o último 3 de agosto.
Ele deixa seis filhas, que vão continuar o legado do pai no comando do SBT.
LEIA MAIS
Silvio Santos: contaminação por H1N1 debilitou apresentador
“O céu está em festa com a chegada do nosso amado Silvio Santos”, escreveu o SBT, em nota.
Silvio Santos estava “superbem”, segundo Tiago Abravanel
Tiago Abravanel, neto do apresentador, revelou nesta sexta (16/8) que o acesso ao apresentador era “super-restrito” por recomendação médica e em devido da idade avançada. A medida era uma tentativa de evitar contaminação por vírus e bactérias, restringindo o número de visitantes no leito.
“É super-restrito [para visitar ele]. Óbvio que a família está cuidando, mas graças a Deus ele está superbem e assistido por todos os médicos. A equipe do hospital é maravilhosa. Com a fé de todo mundo, ele vai sair dessa logo”, disse Tiago, em entrevista à revista Quem.
A decisão pela internação partiu do próprio apresentador, que, segundo Tiago, era cuidadoso com a saúde. Detalhes do motivo da internação permanecem restritos.
Carisma, voz marcante e habilidade com negócios definiam Senor Abravanel
Mais conhecido pelo nomer artístico, Senor Abravanel nasceu em 1930, na Lapa, Rio de Janeiro. Ele é filho dos imigrantes Alberto Abravanel e Rebeca Abravanel, que tinham origens grega e turca, respectivamente. Silvio começou a trabalhar como camelô, aos 14 anos, e conseguiu se tornar um dos magnatas mais influentes da TV internacional. Foi nessa função simples que ele adquiriu e desenvolveu habilidades de negociação que mais tarde se tornariam úteis na administração do conglomerado de mídia que obteve.
O carisma, bem como a voz marcante, foi ferramenta importante nesse processo. Por causa dessas características passou em um teste para locutor em uma rádio, mas preferiu continuar como camelô em razão dos vencimentos. Anos depois, enquanto servia o Exército, aceitou convite para trabalhar aos domingos em uma rádio do Rio.
Ele estreou como apresentador na televisão em 1960, aos 30 anos, no programa “Vamos Brincar de Forca”, da TV Paulista, o qual foi suesso por três anos. Depois, o nome foi rebatizado para Programa Silvio Santos, marca que seguiu com Silvio por toda a carreira.
Senor Abravanel ainda passou pela TV Tupi, Record e Globo. Nas décadas seguintes, desejou e conseguiu uma concessão de TV para ter o próprio canal, mas teve o sonho adiado por um contrato de exclusividade com a Globo.
Em 1976, no entanto, Silvio inaugurou a TVS Rio de Janeiro, a qual se tornaria o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Depois, o apresentador fundou o Grupo Silvio Santos, que abrange diversas empresas, incluindo o SBT e a TV Alphaville, a Liderança Capitalização, responsável pela Tele Sena e a marca de cosméticos Jequiti.