CONSEQUÊNCIA

Mortes de bebês por Covid por ser 3x maior do oficial, diz levantamento

Crianças não têm alta vulnerabilidade para a doença como idosos, mas não têm 'risco zero'

Mortes de bebês por Covid por ser 3x maior do oficial, diz levantamento (Foto: Pixabay)

Apesar de não serem considerados grupo de risco para a Covid-19, ao menos 1.618 bebês com até 1 ano morreram pela doença no Brasil desde o início da pandemia, quase o triplo do número oficial do Ministério da Saúde, de 550 óbitos. Se computadas crianças até os 14 anos, as vítimas sobem para 3.198. Os números são de um levantamento realizado pela organização de saúde pública Vital Strategies, sob análise da epidemiologista Fátima Marinho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O estudo leva em conta o excesso de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificada, comparadas com as de 2019. As informações foram extraídas do Sivep-Gripe, do próprio Ministério da Saúde, e são muito maiores que as da mesma faixa etária nos Estados Unidos.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), foram 137 mortes de menores de 4 anos pela Covid-19 nos EUA até este domingo. Já a Academia Americana de Pediatria registrou 306 óbitos, mas considerando critérios de idade que podem variar nos estados: menores de 14 ou de 20 anos, até 6 de maio.