APURAÇÃO

MPF vai investigar deputado bolsonarista que sugeriu queimar estudantes

Em transmissão em suas redes sociais, o parlamentar disse que os estudantes de universidades federais mereciam ser “queimados vivos”

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul vai investigar o deputado federal bolsonarista Bibo Nunes (PL-RS). Em transmissão em suas redes sociais, o parlamentar disse que os estudantes de universidades federais mereciam ser “queimados vivos”.

“Ao cumprimentá-lo cordialmente, informamos que tramita nesta Procuradoria da República o expediente supra identificado, vocacionado a ‘Apurar eventuais danos coletivos decorrentes de falas do Alcibio Mesquita Bibo Nunes, no qual são realizadas falas ofensivas a estudantes da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas’”, informa o despacho assinado nesta sexta-feira (21) pelos procuradores Bruna Pfaffenzeller e Enrico Rodrigues de Freitas.

Confira o que disse o deputado:

Em um discurso de ódio feito em live na última quinta-feira (20), Bibo atacou alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), que protestavam contra o corte de verbas nas instituições de ensino superior. Santa Maria é a cidade gaúcha onde 242 pessoas, a maioria delas estudantes, morreram no incêndio da boate Kiss, em janeiro de 2013.

O deputado acusou estudantes universitários de alimentarem o tráfico de drogas e armas. “Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos [sic]. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. É isso que estes estudantes alienados filhos de papai que em grana merecem”, declarou.

O pedido de investigação contra o deputado bolsonarista foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Valdecir Oliveira (PT), e pelo radialista e ex-vereador Luciano Guerra (PT-RS), ainda nesta sexta-feira (21).

Lideranças do Psol no Rio Grande do Sul também protocolaram, nesta sexta-feira (21), uma representação na Promotoria de Justiça Regional de Santa Maria contra o deputado. A representação solicitou que o deputado federal seja obrigado a pedir desculpas, nominalmente, a todas as coletividades ofendidas por seu pronunciamento.

representação do Psol foi assinada deputada federal Fernanda Melchionna (RS), juntamente com a deputada estadual Luciana Genro, o vereador Jurandir Silva, de Pelotas, e da liderança de Santa Maria, Alice Carvalho.

O deputado Bibo Nunes tem um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa.