Mudanças na meia-entrada do Eixo Anhanguera só afetarão quem utiliza vale-transporte
Estudantes e portadores do Passe Livre manterão os benefícios atuais
No mês que vem a Secretaria de Governo dá início o processo para a obtenção do Cartão Metrobus, que garantirá aos usuários do transporte coletivo o direito a pagar 50% da tarifa de ônibus no Eixo Anhanguera. Aqueles que não estiverem cadastrados deverão, a partir de agosto, pagar o valor integral.
Quem possui outros benefícios, como Passe Livre Estudantil, Passe Livre (Idoso, Portador de Necessidade Especial ou Cartão-Criança) e Passe Escolar, não poderá fazer o cadastro do Cartão Metrobus. Apesar disso, manterão o direito à gratuidade ou a pagar a metade da tarifa conforme o benefício que tiverem.
O único porém fica por conta de quem usa o Vale-Transporte, que não também não poderá fazer o recadastramento e não tem direito à tarifa diferenciada. “Mas como quem paga o Vale-Transporte é o empregador, o usuário não não será diretamente afetado”, afirma o superintendente da Juventude da Secretaria de Governo Leonardo Felipe Marques de Souza.
Segundo ele, o único objetivo da medida é a uniformização do serviço, evitando prejuízos ao Estado. “Normatizar esse subsídio é uma forma de melhor distribuir os benefícios para a população”, diz. “Com este instrumento, os mecanismos de controle e fiscalização de aplicação dos recursos públicos são ampliados, além de evitar que o sistema de transporte seja sobrecarregado por uso indevido, o que prejudica o próprio usuário”, explica. “A meta é sempre facilitar para quem usa diariamente o transporte”.
O Cartão Metrobus passará a vigorar a partir do dia 23 de agosto. O cadastramento, que está em fase de implantação e será disponibilizado ao usuário ainda na primeira quinzena do mês de julho, será feito pelo site da Secretaria de Governo, nas unidades Vapt Vupt e por aplicativo de celular (iOS ou Android).
Para fazer o cadastramento serão necessários uma foto 3×4, Cédula de Identidade, CPF e comprovante de endereço com data recente. O beneficiário do Cartão Metrobus poderá utilizar até 4 viagens diárias, em um total máximo de 120 viagens por mês.