Pesquisa

Mulheres já são maioria entre jogadores brasileiros

Embora as mulheres enfrentem muito machismo e toxicidade no meio gamer, parece que os homens…

Embora as mulheres enfrentem muito machismo e toxicidade no meio gamer, parece que os homens que querem tratar os video games como clube do Bolinha vão ter que aceitar calados. Segundo a pesquisa Game Mobile Brasil da ESPM, SIOUX e BLEND divulgada na última quinta-feira (16), as mulheres compõem 53% dos jogadores brasileiros. No site da pesquisa é possível baixar uma versão gratuita com dados resumidos ou uma paga com dados aprofundados, mapeando a pesquisa e seus achados em todo o País.

Outra informação interessante levantada pela pesquisa e já esperada pelo mercado é que jogar já deixou de ser coisa de nerd e passou a ser algo que todo mundo faz graças aos smartphones. Segundo a pesquisa, 77% dos entrevistados afirmaram ter preferência por jogar video games nos celulares. Ou seja, as plataformas móveis finalmente democratizaram os games. Foram ouvidas 2.848 pessoas de todos os Estados e do DF.

Um fato interessante é que os jogos estão se popularizando. Quem não pode comprar aparelhos de última geração, compra aparelhos antigos, dando toda uma nova vida ao mercado de usados e de semi-novos. Segundo a pesquisa, o aparelho mais popular no Brasil é o Xbox 360, da geração passada. Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram possuir um e em segundo lugar está o ainda mais antigo PS2, com 35,5% e só então o PS3, com 29,5%.