ECONOMIA

Não tem congelamento de preços de combustíveis, “esquece esse troço”, diz Paulo Guedes

Mais cedo, ao chegar ao Ministério, Guedes afirmou que "só maluco congela preço"

Ministro da Economia, Paulo Guedes, é contra o congelamento do preço dos combustíveis - (Foto: Fátima Meira / ESTADÃO CONTEÚDO)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas na noite de terça-feira (8), ao deixar o prédio do Ministério, que “não tem congelamento” de preços de combustíveis. “Esquece esse ‘troço'”, respondeu ao entrar no carro.

Mais cedo, ao chegar ao Ministério, Guedes afirmou que “só maluco congela preço”, segundo imagem flagrada pelo Portal R7. A afirmação foi feita em resposta a um questionamento de jornalistas sobre se congelaria o preço dos combustíveis.

Conforme noticiou na última segunda-feira (7) o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a disparada do preço do petróleo com a guerra no leste europeu levou o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) a começar a discutir, inclusive com o Congresso, o congelamento temporário do preço de combustíveis pela Petrobras, proposta a qual o Ministério da Economia é contra.

A intenção se basearia em um modelo no qual o custo de não repassar a alta do petróleo no mercado internacional seria bancado pela Petrobras e, em última instância, pelos seus acionistas.

Reunião

Ontem (8), havia a previsão de o ministro se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e com o senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator das propostas envolvendo combustíveis no Senado. Apesar dos boatos, o Ministério da Economia informou que não haveria reunião.

Via Estadão