“Não vou disputar 2022. Já está definido”, afirmou Vanderlan
Senador disse, ainda, que quadro de saúde de Maguito comoveu a população
“Não vou disputar 2022. Já está definido”, afirmou Vanderlan Cardoso (PSD) em coletiva de imprensa, neste domingo após o pleito que elegeu Maguito Vilela (MDB) como prefeito de Goiânia. “Fomos chamados para disputar em Goiânia, neste ano, mas nosso projeto [agora] é continuar nosso trabalho por Goiás e Brasil como senador.”
Sobre a derrota, Vanderlan disse, ainda, que o quadro de saúde de Maguito – internado em São Paulo para tratar de uma inflamação pulmonar causada pela Covid-19 – comoveu a população. De acordo com ele, a tendência do brasileiro é ficar comovido e votar por causa, muitas vezes, por causa disso.
Inclusive, ele avalia que não houve erro na campanha dela. “Chegamos a 47% no segundo turno. No primeiro turno, dos 16 candidatos, seis se juntaram para nos atacar”, argumenta.
Sem debate
Para ele, o que mais prejudicou o resultado foi a falta de alguém para debater. “Foi uma campanha atípica, pois o principal concorrente luta pela vida e o vice não saiu para o debate. O eleitor ficou confuso”, disse e completou: “Então, além do esconde-esconde [do vice], tivemos a guerra das pesquisas.”
O senador argumentou que tiveram pesquisas proibidas de serem de divulgadas e outras, no sábado (28), que apontavam 20% de diferença. “O que esperava é que houvesse esse debate, pelo menos, com o vice. Então, o eleitor lavou as mãos.”
Fake news
Acerca das acusações do presidente do MDB Daniel Vilela, que afirmou ter sofrido com fake news por parte da campanha de Vanderlan no segundo turno – inclusive, com declarações da morte de Maguito -, Vanderlan se disse surpreso. “Quem fez fake news foi a campanha do MDB. Cortaram minha fala em seis em uma propaganda.”
Além disso, o senador disse que Daniel deve, então, mostrar quais foram as fake news. “A história dirá o que ele fez, principalmente em relação ao pai dele. A história dirá. Aí nós vamos ver quem é quem”, declarou sem se aprofundar.
Maguito Vilela venceu o pleito de Goiânia, neste domingo (29), com 52,55% dos votos válidos contra 47,45% de Vanderlan Cardoso (PSD).