Pesquisa irá levantar mapeamento e diagnóstico empresarial de Abadiânia
Com os dados, será construído um plano de ação integrado para fomento ao desenvolvimento sócio econômico de Abadiânia
Estudantes voluntários da Faculdade Senac e Universidade Universo participaram, nessa sexta – feira (5), de capacitação para realização da pesquisa de campo que comporá o Mapeamento e Diagnóstico Empresarial de Abadiânia. A ação é resultado de parceria entre Sebrae Goiás, Senai, Senac, Senar, Sesi, Sesc, IEL, Universo e a Prefeitura de Abadiânia, que objetiva o estímulo socioeconômico da cidade que vem sofrendo impactos profundos, após queda no setor de turismo religioso.
A analista de pesquisa do IEL Thayná Rakan diz que o objetivo é realizar um diagnóstico situacional junto aos empresários do município de Abadiânia, para averiguar a real condição das empresas, suas experiências profissionais, expectativas e necessidades. “Os dados permitirão identificar as vocações e potencialidades do município, fornecendo a base para criação de um Plano de Ação para projetos futuros em benefício do município”. “Também faremos uma pesquisa para identificar as empresas ativas na região”, afirma.
Segundo a analista do Sebrae Goiás Mara Cristina Machado formou-se uma parceria entre entidades ligadas ao Sistema S visando compreender a profundidade dos impactos que os empresários de Abadiânia estão passando, e quais os desdobramentos para todos os envolvidos. “Após o questionário, iremos elaborar um plano de ação integrado, onde cada instituição irá contribuir com sua expertise para fomento ao desenvolvimento sócio econômico de Abadiânia”, disse.
Ainda segundo a analista, o Sebrae irá participar do processo levando a visão empresarial. “Nosso foco é o apoio ao desenvolvimento da micro e pequena empresa, com consultorias e capacitações, além programas de educação empreendedora nas escolas e o despertar de vocações empreendedoras da cidade”, conclui.
Para Ronaldo Costa, coordenador dos cursos do Eixo de Gestão de Negócios da Faculdade Senac, executar diagnósticos é super importante. “Especialmente nesse momento que está sendo vivenciado pelo município de Abadiânia, onde é necessário construir um conhecimento sobre a realidade para se propor algo para modificar a realidade”.
Ainda segundo o coordenador, a área de negócios nessa nova economia é um momento de intensa mudança. “O mais interessante para os alunos que irão aplicar a pesquisa não será apenas as horas complementares, mas sim a experiência de fazer um levantamento e diagnóstico de realidade, que será fundamental para a construção da carreira acadêmica”, conclui.