Nintendo fecha E3 com novo Zelda e novidades de Pokémon
Empresa trouxe mudanças significativas na jogabilidade de Link pela primeira vez em 20 anos
A Nintendo, para variar, quebrou a sua promessa de que faria uma apresentação toda apenas sobre o novo Zelda, mas foi por uma boa causa: além da nova aventura de Link, eles também trouxeram novos detalhes sobre Pokémon Sun & Moon, nova geração dos monstrinhos para o 3DS.
Vamos ao prato principal: o novo zelda se chama The Legend of Zela: Breath of the Wild e traz mudanças profundas na jogabilidade. A câmera em terceira pessoa é focada na parte de trás de Link que agora vive em um munto que mistura mágica com tecnologia, saindo do cenário medieval genérico convencional. Velhas ações e estratégias como quebrar coisas para conseguir recuperar vida não existem mais.
Há um foco muito grande em exploração: pela primeira vez, Link pode pular, nadar e escalar e precisa coletar material para criar novos itens e, especialmente, para cozinhar. O meio mais prático de recuperar vida agora é comendo. Mas as novidades não param aí. Seguindo o espírito do Zelda de 8-bits, o jogo realmente se passa em um mundo aberto com mapa enorme e há uma verdadeira progressão de personagem além dos buffs e upgrades convencionais dos jogos passados. Diabos, você pode ter um Link vestido dos pés à cabeça de armadura até o final do jogo!
Parece que todas as novidades que os fãs queriam realmente chegaram. Faltam, ainda, detalhes. O jogo continua sem previsão de lançamento e a demonstração foi bastante limitada e claramente feita especialmente para a E3. A aguardada pergunta sobre a possibilidade de um Link mulher não foi levantada.
Já sobre Pokémon, houve uma demonstração com a abertura e o início do jogo, mostrando inclusive a PokeDEX viva e alguns monstrinhos novos, como Yungoos e Pikipek. A principal novidade é um novo modo de batalha: Battle Royale. Como se escravizar seus bichinhos não fosse o bastante, o novo modo agora permite combate cada-um-por-si de até quatro Pokémon e eu falho em ver o que isso tem de legal ou a acrescentar à jogabilidade como um todo.
A empresa ainda não upou a demo de Pokémon, mas divulgou as artes dos dois novos Pokémon revelados.