O primeiro ato da candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), na campanha do segundo turno, foi reagir às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e criticar políticas do PSDB. Na última segunda-feira, FHC disse que o PT cresceu nos grotões porque tem voto dos menos informados.
“Tem gente que olha para o Nordeste com olhar de quem governou o País só pra outra região. Aqueles que dizem que aqui são as pessoas com menos compreensão, menos educação e não sabem votar é porque não acompanharam tudo que vem acontecendo aqui nesta região”, disse Dilma Rousseff, durante ato político em Teresina, capital do Piauí.
No Estado, a presidente Dilma teve mais de 70% dos votos, lhe rendendo o maior percentual de votos válidos entre os Estados brasileiros.
A candidata disse que as pessoas que atacam o Nordeste não conhecem a região. “Nunca estiveram aqui, não conhecem a realidade deste povo que vive aqui e trabalha aqui. São pessoas capazes de ser um empreendedor, um cientista, um professor. Quero dizer que temos que superar essa visão elitista de quem governou e tirou os pobres do orçamento”.
No Piauí, a candidata estava acompanhada do governador eleito, Wellington Dias (PT), e do senador Ciro Nogueira, presidente Nacional do PP. Dilma rezou oração do “Pai Nosso” e fez declaração de amor ao Piauí. “Todo o Piauí, eu te amo”.
Bolsa mirradinha
A candidata à reeleição afirmou que existe uma visão elitista que prejudica o Nordeste. Também alfinetou os adversários que estariam prometendo melhorar os programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.
“É muito engraçado. Nós fizemos o Bolsa Família, nós fomos lá e criamos o Bolsa Família. Aí vem meu candidato adversário e fala que eles vão fazer melhor o Bolsa Família. Porque não fizeram antes? Essa é a minha pergunta. Porque quando puderam, fizeram um Bolsa Família mirradinho assim, pequeninho assim, pra poucas pessoas”.