No último dia para se inscrever no Sisu, veja estratégias e cursos mais procurados
Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 têm até…
Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 têm até hoje para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso ao ensino superior em instituições públicas de todo o país. A inscrição é feita pela internet com as notas do Enem e é preciso escolher duas opções de curso e universidade.
Até às 18h de ontem, o Ministério da Educação (MEC) havia contabilizado 1.812.401 candidatos inscritos e 3.510.592 inscrições (somatório das duas opções de cada aluno). Neste ano, são oferecidas 239.061 vagas de graduação em 130 instituições. E a concorrência não é pequena: foram cerca de 4,2 milhões de participantes do último Enem.
Os dez cursos mais procurados são Medicina, Direito, Administração, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Veterinária. “O aluno deve verificar se a nota dele está acima ou muito próximo da de corte no curso que deseja”, diz Eduardo Galves, professor do QG do Enem e do Pensi. “Se estiver muito longe da de corte, pode procurar outras instituições da mesma ou de outra cidade ou escolher outro curso com nota de corte menor. Se não quiser trocar, vale voltar a estudar e aguardar o Sisu do segundo semestre, que em geral tem notas de corte menores”.
O professor Bruno Rabin, diretor acadêmico do Colégio e Vestibular de A a Z, lembra que se o candidato manifestar interesse na lista de espera, apenas a primeira opção dele será levada em consideração: “Vale ressaltar que, se um estudante for classificado em sua primeira opção, já na chamada regular do Sisu, ele deve fazer a matrícula, pois não poderá participar da lista de espera com a segunda opção. Ele não pode perder a data da matrícula”.
Eduardo adverte que a comunicação da lista de espera é feita de forma diferente em cada universidade. É preciso ficar de olho no site da instituição que está concorrendo.
Precavido, Pedro Henrique Vale, de 20 anos, fez sua inscrição logo no primeiro dia, na última terça-feira. Suas escolhas estão entre as mais concorridas, mas ele está confiante. O estudante leu bastante sobre como fazer a inscrição em Medicina e optou pela UniRio em primeiro lugar. Sua segunda opção é Direito na UFRJ.
“Minha média estava perto da nota de corte na Unirio, por isso dei preferência para ela. Na segunda opção, escolhi uma em que estava bem acima do corte para garantir”, diz ele, que tirou 920 na redação do Enem. “Devo continuar com a minha escolha, mas, se a nota mudar muito no ranking, talvez mude para uma que me favoreça mais”.