Serviços Públicos

Nova Carteira de Identidade Nacional chega a 17 milhões de emissões

Os brasileiros têm até 2032 para realizar a troca da identidade.

Dezessete milhões de pessoas já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Os brasileiros têm até 2032 para realizar a troca da identidade.

Utilizando o CPF como número único de identificação, o documento está disponível em formato digital, papel ou cartão, com validade em todo o Brasil. Além disso, a CIN conta com um QR Code, elemento útil para verificação digital da autenticidade do documento.

De acordo com o ministério, a CIN pode reduzir fraudes, melhorar os cadastros e qualificar o acesso a serviços públicos digitais. Também é um item para acessar mais de 4,5 mil serviços no site do Governo.

A primeira emissão é gratuita e é preciso fazer um agendamento nos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal, e levar certidão de nascimento ou casamento.

Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional em Goiás

Em Goiás, deve-se instalar o aplicativo “RG Nacional GO” para a emissão da 1ª via da carteira de identidade. E então, seguir o passo a passo para escolher dia e horário do atendimento.

Podem ser incluídas, opcionalmente, as informações como tipo sanguíneo, disposição a doar órgãos em caso de morte e condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida.

Mediante requerimento, pode-se incluir informações como nome social; Carteira Nacional de Habilitação; Título de Eleitor; Cartão de Identidade do Contribuinte do Imposto de Renda; Identidade Funcional ou Carteira Profissional; e Certificado Militar.