Nova Farmácia Popular vai oferecer contraceptivos e remédio para osteoporose
Programa inédito oferece acesso gratuito a 40 medicamentos para os beneficiários do Bolsa Família
Na quarta-feira (7), o Governo Federal anunciou uma medida inédita que beneficiará os cerca de 55 milhões de pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família. Agora, os beneficiários poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis no Programa Farmácia Popular, ampliando os benefícios para além do aspecto econômico e visando atender às necessidades das famílias mais vulneráveis. Entre os remédios disponíveis, contraceptivos e outros usados para o tratamento da osteoporose.
Anteriormente, o Programa Farmácia Popular já disponibilizava medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes, enquanto outros tratamentos eram oferecidos com preços mais acessíveis por meio de copagamento. Agora, com a nova medida, os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa, abrangendo o tratamento de diversas doenças.
Para retirar os medicamentos, os beneficiários do Bolsa Família devem se dirigir a uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O sistema realizará automaticamente o reconhecimento do vínculo ao programa, dispensando a necessidade de um cadastro prévio.
Veja a lista de medicamentos gratuitos para toda a população
Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).
Com coparticipação (e, agora, também gratuitos para quem recebe Bolsa Família)
Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)
Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
Incontinência: fralda geriátrica
Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)
Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg)