Tragédia no Nepal

Novo terremoto atinge o Nepal e provoca mortes

Tremor ocorre menos de um mês após o maior terremoto em 80 anos no país, que deixou mais de 8 mil mortos.


//

Um novo terremoto, de magnitude 7,3 na escala Richter, sacudiu nesta terça-feira o Nepal e teve seu epicentro registrado a nordeste de Katmandu, a mesma região que foi a mais afetada pelo sismo do último dia 25, e foi seguido de três réplicas, uma delas de magnitude 6,3, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês). Segundo as primeiras informações, ao menos seis pessoas morreram neste novo tremor.

O USGS reportou que o epicentro do abalo foi a 22 quilômetros a sudoeste da cidade chinesa de Zham. A entidade informou ainda que após o novo terremoto se produziram, no lapso de 30 minutos, três réplicas de magnitudes 5,6, 5,3 e 6,3, todas elas localizadas a noroeste de Katmandu. O terremoto também pôde ser sentido no norte da Índia e em Bangladesh.

O Ministério do Interior do Nepal divulgou informações divergentes em relação ao USGS. Pelo Twitter, o órgão nepalês reportou a ocorrência de um tremor de 7,1 na escala Richter com epicentro entre Dolakha e Sindhupalchowk. Esta última localidade foi onde ocorreram mais de um terço das 8 mil mortes registradas até agora por consequência do terremoto do dia 25.