PERÍCIA

“O cenário é de muita tristeza, é desolador”, diz comandante da Polícia de São Paulo

A Polícia de São Paulo iniciou a perícia no local do acidente para identificar os corpos das vítimas

A Polícia de São Paulo iniciou a perícia no local do acidente para identificar os corpos das vítimas e as causas do acidente. A aeronave da Voepass (Passaredo), um ATR-72 que transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu em uma área próxima à divisa entre Vinhedo e Valinhos. Segundo as duas prefeituras, não há sobreviventes do acidente. 

Cerca de 50 bombeiros estiveram no local do acidente para controlar o fogo e esfriar a área para o início da perícia. “O cenário é de muita tristeza. A contabilização dos corpos ainda não foi possível e o visual é desolador,” comentou coronel Célio César, comandante da Polícia Militar.  

De acordo com a polícia, os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas, que já está preparado, com a estrutura de São Paulo oferecendo suporte adicional com, pelo menos, quatro carros para o transporte. “Toda a estrutura do governo do estado está sendo deslocada para cá para dar suporte e garantir que o local seja devolvido o mais rapidamente possível, com o trabalho profissional necessário”, destacou o coronel.

Segundo o comandante, não há uma previsão para a identificação dos corpos e a avaliação das causas do acidente, devido à gravidade do acidente. “ É um processo será complexo e minucioso. A identificação dos corpos não vai ser uma tarefa fácil, e a preocupação é tanto com a avaliação das causas do acidente quanto com a localização dos corpos”, concluiu o comandante.

O avião, que fazia a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP), caiu por volta das 13h28 na Rua João Edueta, no bairro Capela, em Vinhedo. A queda ocorreu em um condomínio de casas, mas nenhuma residência foi atingida.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, interrompeu sua agenda no Espírito Santo para se deslocar ao local do acidente e anunciou a criação de um gabinete de crise. “Vamos montar um gabinete de crise com o governo estadual, governo federal, a Força Aérea, que tem a responsabilidade de investigar agora o acidente. Vamos procurar ter mais informações”, disse.

Em nota, A Voepass Linhas Aéreas informou que acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há, ainda, confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam à bordo. A companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

LEIA MAIS:

Avião cai no interior de São Paulo; vídeo

Acidente aéreo em Vinhedo (SP): 58 passageiros e 4 tripulantes estavam no avião

Governador Tarcísio anuncia gabinete de crise para coordenar ações após queda de avião em Vinhedo

Avião que caiu em Vinhedo, São Paulo: veja como é o modelo

Veja vídeos do avião que caiu em Vinhedo momentos antes da queda

Prefeituras de Valinhos e Vinhedo confirmam que não há sobreviventes em acidente aéreo

Grupo de passageiros perde conexão e escapa de acidente com avião em Vinhedos

Gelo nas asas pode explicar queda do avião em Vinhedo, diz perito

Avião que caiu em Vinhedo levou passageiros de Rio Verde para São Paulo, na quinta