O que é a Quarta-Feira de Cinzas?
Data surgiu como uma expressão de devoção popular entre os séculos 3º e 4º
O que é a Quarta-Feira de Cinzas? A Quarta-Feira de Cinzas representa tradicionalmente o fim do carnaval e o início de um período de recolhimento, marcando uma fronteira entre a folia e o período de penitência conhecido como Quaresma. Para os católicos praticantes, essa data é uma celebração significativa e necessária para a preparação em direção à Páscoa, que ocorre 40 dias depois.
Durante as missas, há um momento em que o padre e seus ministros abençoam os fiéis, colocando um pouco de cinzas sobre suas cabeças ou desenhando uma cruz em suas testas. Nesse momento, o sacerdote diz alguma das frases: “Convertei-vos e crede no Evangelho” é um lembrete da necessidade cristã de mudança de vida, renunciando aos prazeres em favor de uma experiência mais próxima de Deus. Já “Das cinzas vieste, às cinzas retornarás” recorda a transitoriedade da vida.
“As duas possibilidades refletem os dois principais significados das cinzas“, afirma o vaticanista Filipe Domingues, vice-diretor do Lay Centre, em Roma, e professor na Pontifícia Universidade Gregoriana, também em Roma.
“Esse dia surgiu como uma expressão de devoção popular entre os séculos 3º e 4º. Os cristãos, nessa ocasião, impunham a si mesmos as cinzas como um sinal de penitência pública para se prepararem para a Quaresma”, explica a vaticanista e historiadora Mirticeli Medeiros.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
“As cinzas possuem duas simbologias distintas. A primeira remete à efemeridade da vida, destacando a ideia de que, como mencionado no Antigo Testamento, viemos das cinzas e para as cinzas retornaremos, para enfatizar a humildade humana diante da grandiosidade divina”, esclarece Filipe Domingues.
“A segunda simbologia aborda o conceito de arrependimento e penitência, uma interpretação cristã derivada do Novo Testamento. Cristo, conforme relatado nos evangelhos canônicos, questionou algumas tradições judaicas e o legalismo de certos doutores da lei. Dentro desse contexto, durante a quaresma, inicia-se uma reflexão interna sobre a importância do arrependimento e da penitência, convidando-nos a reavaliar nossa essência e a forma como conduzimos nossas vidas”, acrescenta o vaticanista.
Geralmente, as cinzas usadas nas missas são originárias dos ramos que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos do ano anterior. Durante o sacramento, a autoridade religiosa faz uma cruz com as cinzas na testa da pessoa. Para isso, as cinzas são misturadas com água benta.
*com informações da BBC