Se aproximam novas eleições municipais, muitas vezes permeadas por diversas irregularidades, especialmente em cidades interioranas por todo o Brasil, em que velhas práticas como compra de votos e voto de cabresto ainda tardam a desaparecer em meio a velhas rivalidades políticas.
Conforme a tecnologia avança, porém, o cidadão conquista novas formas de poder lutar em favor de um processo eleitoral mais honesto e transparente. Com isto em mente, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás lançou um aplicativo para fazer denúncias de caixa dois.
De forma simples, rápida e confiável, qualquer eleitor agora pode denunciar o caixa dois de candidatos desonestos. Idealizado pelo vice-presidente da OAB de Montes Claros (MG), Hebert Alcântara, o aplicativo para Android e iOS já está funcionando em três Estados da federação.
“O aplicativo é mais um dispositivo de interlocução entre o cidadão e os órgãos responsáveis pela lisura do processo eleitoral”, afirma o juiz David Soares, presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE).
Soares ressalta esta conquista não apenas por ser simples e acessível, mas por ser fácil de usar: “Através do aplicativo, de forma anônima ou não, ele vai se cadastrar, todos os seus dados, CPF, seu Estado – porque pode ser usado em outros estados – e depois de fazer todo esse caminho, todo esse cadastro – e ficar tranquilo, porque todos estes dados são criptografados – e a partir daí ele faz sua denúncia”.
Além disso, o programa permite que o usuário anexe provas: “O aplicativo também permite colocar documentos pdf, tirar fotos, fazer gravação de voz e vídeo, ou seja, fazer prova daquela denúncia que você está enviando para que ela não fique vazio”.
Somando o cadastro mais as provas, o objetivo é tornar a denúncia creditável e impedindo que a ferramenta seja um tiro pela culatra e vire ferramente nas mãos de cabos eleitorais: “Não podemos criar um denuncismo, queremos uma coisa certa e séria”.
Fora o app, as pessoas também pode denunciar irregularidades eleitorais na sua região pelo telefone 0800-642-2210, o e-mail denuncia@oabgo.org.br e pelo site www.oabgo.org.br/eleicoeslimpas. As denúncias então serão encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral e à Justiça Eleitoral.