Onça-pintada mais velha do Brasil morre aos 25 anos em SC
Animal vivia no Parque Zoobotânico de Brusque desde 1997
Nina, a onça-pintada mais velha do Brasil, de 25 anos, morreu no domingo (12) em Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A informação foi divulgada pela prefeitura nessa segunda-feira (13). O animal, que vivia no Parque Zoobotânico do município, passou por um procedimento cirúrgico em maio.
Segundo a prefeitura, ela era considerada a onça-pintada mais velha do país pelo Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Nina chegou ao parque de Brusque em 1997, com aproximadamente três meses de vida. De acordo com a prefeitura, ela vinha apresentando sintomas de velhice desde 2018. Devido a um tumor no abdome, no entanto, ela piorou em 2022.
A onça-pintada passou por cirurgia e voltou bem para o parque. Ela morreu um mês depois “por causa naturais”. O diretor-geral do Zoobotânico, Carlos Alexandre Reis comentou sobre o acontecido nas redes sociais da prefeitura.
“As onças em cativeiro, vivem cerca de 20 anos, mas com todo o amor, carinho e cuidado que o parque sempre tem com seus animais, essa barreira foi ultrapassada, e ela pode viver até seus 25 anos. Com certeza ela era um dos animais favoritos do zoo, por isso, deixará uma marca e uma saudade muito grande no coração de todos”, declarou.