Meio Ambiente

Onças são vistas em área de difícil acesso na Serra do Tombador, em Goiás

Uma onça-pintada e um puma foram vistos na área da Reserva Natural Serra do Tombador,…

Uma onça-pintada e um puma foram vistos na área da Reserva Natural Serra do Tombador, situada no município de Cavalcante, em Goiás. A imagem foi registrada por câmeras instaladas pelos técnicos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

No vídeo, o puma surge às 13h e demarca seu território, um hábito comum entre felinos. Por sua vez, a onça aparece às 4h da manhã, farejando possivelmente a marcação de território feita horas atrás pelo puma.

“Mamíferos de grande porte como os observados são indicadores do grau de conservação da área em que se encontram. Por se tratar de predadores de topo de cadeia alimentar, sua presença é um bom indício de que o ecossistema está equilibrado, pois além de precisarem de extensos territórios de áreas naturais contínuas para viver, são animais cujos hábitos alimentares dependem de outras espécies”, ressalta Marion Bartolamei, coordenadora de Áreas Protegidas da fundação.

Também conhecido como onça-parda ou suçuarana, o puma não é considerado em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinto em grande parte da América do Norte e em algumas localidades das Américas Central e do Sul.

Por sua vez, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a onça-pintada é considerada quase ameaçada de extinção em nível mundial. Essa classificação engloba todos os locais em que a onça pode ser encontrada e significa que existe grande probabilidade de a espécie se tornar ameaçada de extinção em um futuro próximo, também em outros biomas.

Parque

A Reserva Natural Serra do Tombador está localizada no município de Cavalcante, nordeste de Goiás, a 420 km de Brasília e a 20 km do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. A área foi adquirida pela Fundação Grupo Boticário em 2007 e reconhecida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como Reserva Particular do Patrimônio Natural em 2009.

Integra a Reserva da Biosfera do Cerrado Goyaz e é uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) de Cerrado do País. Seus mais de oito mil hectares são compostos por diversificadas formações naturais desse bioma fortemente ameaçado pelo desmatamento e pela conversão de áreas para a agricultura. A Reserva Natural Serra o Tombador tem como objetivo principal a conservação da biodiversidade do Cerrado.