Ondas arrastam banhistas por conta da maré forte, no Sudeste brasileiro
Casos aconteceram na Praia Grande, em Arraial do Cabo; e em praias do litoral paulista
Uma onda arrastou banhistas no último domingo (23), na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Segundo reportagem do G1, a maré subiu mais do que era previsto e surpreendeu os que ali estavam. Na ocasião, os presentes correram para ajudar as crianças, mas também trabalhadores locais.
Um banhista filmou o momento. Confira:
No vídeo é possível ver que a praia estava cheia e que banhistas tentavam ajudar um vendedor a levantar a barraca dele, atingida e derrubada pela força da água. Em outro momento, também é possível ver a tentativa de recuperar latinhas levadas pelas ondas.
Litoral Paulista
A maré também subiu nos litorais paulistas, neste domingo (23). Um vídeo, divulgado pelo site, mostra que uma forte ressaca atingiu parte da praia de Guarujá. Também em São Paulo, a maré se elevou mais do que o previsto, conforme informado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas na Unisanta (NPH-Unisanta).
O vídeo a seguir foi gravado por banhistas no meio da tarde de domingo, na Praia de Pitangueiras:
Apesar do grande susto, ninguém ficou gravemente ferido, de acordo a reportagem.
As ondas também invadiram a faixa de areia de várias praias e arrastaram mesas, cadeiras, barracas e itens de banhistas, no litoral norte de São Paulo. A Praia do Tenório, em Ubatuba, também foi atingida pela ressaca e mar grosso.
Nesta segunda-feira (24), também está prevista maré alta.
A Capitania dos Portos alerta para que banhistas e marinheiros fiquem atentos aos avisos. Estes podem ser acompanhados pelo aplicativo Boletim ao Mar, que traz informações em tempo real. Os níveis do mar voltarão ao normal somente na quinta-feira (27).
*Com informações do G1 Nacional
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira