Ondas gigantes atingem litoral do Peru e portos são fechados
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram embarcações sendo viradas e estabelecimentos comerciais sendo atingidos pela força das ondas

O litoral do Peru foi atingido por fortes ondas na sexta-feira (27), resultando em danos significativos aos embarques e negociações próximas à faixa litorânea. Em resposta à situação, o país fechou 30 dos 121 portos localizados nas áreas mais afetadas. A medida foi tomada pela Marinha Peruana, que informou que as ondas, vindas do Hemisfério Norte, têm altura até três vezes maior do que o tamanho natural, atingindo regiões como Piura e Tumbes, próximas à fronteira com o Equador.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram embarcações sendo viradas e estabelecimentos comerciais sendo atingidos pela força das ondas. As consequências, que também afetaram pequenos barcos de pesca artesanal, tiveram impactos visíveis no comércio local e na infraestrutura interna. As ondas, com altura de até três metros, continuam a atingir as enseadas e desembarques nas regiões de Tumbes e Piura.
Segundo a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru, a previsão é que as ondas persistam até o dia 1º de janeiro, afetando gradualmente diferentes zonas do litoral norte, centro e sul do país. Até o momento, 91 portos permanecem abertos, enquanto as áreas mais vulneráveis foram fechadas.