Operação apreende três toneladas de carne clandestina em Luziânia
Mais de 3 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo no interior…
Mais de 3 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo no interior do Estado foram apreendidas em nova operação articulada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), dentro do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina. A operação ocorreu nos dias 20, 21 e 22 em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.
Ao todo, foram apreendidos 3.243 quilos (kg) de produtos de origem animal em 43 estabelecimentos visitados no município, incluindo pescados, segundo dados da Agrodefesa, da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (Suvisa) e da Vigilância Municipal. Já o Procon Goiás lavrou 38 autos de infração e 36 autos de apreensão, sendo apreendidos 700,47 litros de produtos líquidos e 725,34 kg de produtos sólidos, todos impróprios ao uso e consumo. Os produtos apreendidos foram inutilizados e descartados no próprio local.
A ação foi articulada pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor e Terceiro Setor do MP-GO, coordenado pelo promotor Rômulo Corrêa de Paula, e pelo promotor Fernando Centeno Dutra, da 8ª Promotoria de Luziânia. A iniciativa teve como objetivo combater o abate e a comercialização de produtos de origem animal clandestinos (sem inspeção, sem rotulagem, com prazo de validade vencido, fora dos padrões de higiene, entre outras irregularidades).
Participaram, em conjunto com o MP-GO, órgãos parceiros como Procon Goiás, Agrodefesa, Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipal, Polícia Militar, Superintendência de Polícia Técnico-Científica e Polícia Civil.