Segurança Pública

Operação Xadrez Merecido prende 721 criminosos em maio

Numa operação denominada Xadrez Merecido, inspirada na operação Xadrez 121 realizada em Anápolis ,em 2011,…

Numa operação denominada Xadrez Merecido, inspirada na operação Xadrez 121 realizada em Anápolis ,em 2011, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), por meio da Polícia Civil, cumpriu, em maio último, 721 mandados de prisão preventiva e temporária contra homicidas e autores de outros crimes em todo o estado de Goiás. Desse total, 527 prisões foram feitas pelas Delegacias Regionais, 152 pelas Especializadas e 42 prisões pela Delegacia de Capturas. Os resultados da operação foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (9/6), pelo vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, e pelo delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos.

De acordo com José Eliton, os números dessa operação demonstram a eficiência do trabalho da Polícia Civil. Da mesma forma que os indicadores de violência em declínio, esses resultados, conforme destacou, são extraordinários: “Todas as forças policiais do estado, atuando em conjunto e de forma integrada, têm possibilitado avanços e trazido resultados sólidos”. O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, parabenizou os policiais pelo brilhante trabalho e destacou a alta resolutividade dos crimes por parte da Polícia Civil.

A Operação

A Xadrez Merecido foi deflagrada no início de maio tendo como meta o cumprimento de mandados de prisão temporária e preventiva contra assassinos e outros criminosos de alta periculosidade indiciados em inquéritos e que permaneciam livres. De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, o trabalho dos policiais resultou na captura de uma média de 23,25 prisões por dia, ou seja, quase um foragido capturado a cada hora.

Pelo trabalho realizado, as delegacias que mais se destacaram foram agraciadas com placas e reconhecimento, bem como os agentes e escrivães mais eficientes em cada equipe. Entre as regionais que participaram da operação Xadrez Merecido, a que obteve melhor desempenho foi a 2ª Delegacia Regional, em Aparecida de Goiânia, que cumpriu 128 mandados de prisão. O delegado titular André Fernandes e o agente Alisson Rafael de Souza, daquela unidade, receberam as homenagens em nome da equipe.

A segunda colocada foi a 11ª Delegacia Regional de Formosa, que conseguiu cumprir 97 mandados de prisão durante o mês. A unidade foi a que teve também o melhor índice de eficiência (95,1%), considerando o efetivo policial e o número de mandados cumpridos. Por isso, o delegado titular Joaquim Santos recebeu, em nome da equipe, dois destaques: o da segunda colocação e o da produtividade. Em terceiro lugar, ficou a 6ª Delegacia de Itumbiara, com 64 prisões realizadas.

As duas Especializadas que mais se destacaram na operação foram a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), que tem como titular o delegado Alécio Moreira Júnior, e a Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH), comandada por Douglas Pedrosa. Os respectivos agentes Venerando Souza Júnior e Luciano Pereira Leite também foram os homenageados em nome da equipe. De forma geral, a Denarc cumpriu 64 mandados de prisão em maio; a DIH, 52. No que diz respeito, exclusivamente, a mandados expedidos pelo crime de homicídios, a DIH obteve o primeiro lugar.

Na oportunidade, a Polícia Civil divulgou outros números relevantes do mês de maio: foram realizadas 362 operações com prisões, 43 com apreensões de armas, e 64 operações com apreensão de drogas. Foram cumpridos 228 mandados de busca e apreensão, 246 pessoas foram presos em flagrante e 67 armas foram apreendidas.

Avanços

Ao falar aos policiais civis presentes no auditório da SSPAP, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, ressaltou que a queda dos índices de criminalidade revela um momento singular para a segurança pública do estado. Isso, segundo ele, graças ao trabalho integrado das forças policiais e à dedicação e ao esforço de cada policial. “Tenho orgulho de ter aqui uma polícia que se projeta para ser referência para o país”, observou.

José Eliton também anunciou que toda a frota de viaturas das forças policiais serão trocada e que na próxima segunda-feira (13), 700 novos armamentos serão destinados à Polícia Civil da região do Entorno do Distrito Federal. Segundo José Eliton, a polícia age de forma rigorosa como deve ser a atuação policial e aqui em Goiás o trabalho ostensivo e investigativo contra a criminalidade é uma política de estado. “Não vamos afastar um milímetro das metas que estão estabelecidas; sabemos das dificuldades e das limitações, mas vamos avançar a cada dia”, garantiu.