AGLOMERAÇÃO

Organizador de festa em Santa Bárbara mentiu para ter alvará, diz prefeitura

Segundo o assessor jurídico da Prefeitura de Santa Bárbara, o produtor da festa solicitou alvará para um aniversário de 120 pessoas

O empresário Erick Kubijan, organizador de uma realizada no último domingo (8), num sítio em Santa Bárbara, em Goiás, que contou com cerca de 4 mil pessoas, teria enganado a prefeitura do município para conseguir o alvará de funcionamento. De acordo com a prefeitura, Erick alegou que o evento seria uma festa de aniversário para no máximo 120 pessoas, o que teria motivado a liberação. A organização do evento nega, e afirma que a gestão municipal não mencionou o número máximo de pessoas.

De acordo com o assessor jurídico da prefeitura de Santa Bárbara, Murillo Gratão, Erick teria ido ao município e conversado diretamente com o prefeito Wagner Vaz (PP). De acordo com Gratão, o empresário argumentou que precisava de um alvará para fazer sua festa de aniversário no Sítio Love Hits, nas proximidades do Lago de Santa Bárbara.

Ainda segundo Gratão, o prefeito teria alertado sobre os decretos municipais de nº 490 e 504, que proíbem aglomerações e determinam medidas de segurança para eventos do tipo. “Estabelecemos o limite de 6 pessoas por quiosque, com a checagem de temperatura, uso de álcool em gel e todas as outras medidas, e ele [o produtor do evento] concordou”, conta o assessor jurídico.

No entanto, a “festa de aniversário” para poucas pessoas era, na verdade, um grande evento com ingressos sendo vendidos por até R$ 230. No site BaladaApp, esta era a descrição da Jet Party: “O público pediu, nós atendemos, seguindo todos os protocolos e com apoio da prefeitura de Santa Bárbara estamos de volta em um formato inédito e limitado”, diz a descrição do evento cujo ingresso dava acesso a uma “mega estrutura coberta”.

Festa interrompida

Segundo Gratão, após a expedição do alvará, no dia 5/11, a prefeitura não mais acompanhou o desenrolar do evento. Somente no domingo, conforme conta o assessor, o prefeito Wagner recebeu a ligação de um dos funcionários da prefeitura dando conta de que estaria havendo uma grande aglomeração no Sítio Love Hits.

Ainda conforme o assessor da prefeitura, Wagner, então, solicitou a presença de uma viatura da PM no local, que confirmou que se tratava de uma festa com cerca de 4 mil pessoas, com som automotivo e uma grande estrutura montada. “O prefeito ligou para o organizador e falou ‘pode deligar tudo que eu estou mandando a polícia aí agora'”, relata Gratão.

O pedido, segundo o assessor, foi prontamente atendido por Erick, mas os carros de som e o público só deixaram o local após a chegada das viaturas do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), da Companhia de Policiamento de Choque e da Rotam.

De acordo com Gratão, a Prefeitura de Santa Bárbara instaurou, hoje (9), um procedimento administrativo para o caso.

O que dizem os organizadores do evento

Ao Mais Goiás, Alex, um dos produtores da Jet Party, responsável pelo suporte do evento, deu outra versão. Segundo o produtor, em nenhum momento a Prefeitura de Santa Bárbara mencionou a quantidade liberdade de pessoas no evento. Ainda conforme Alex, o prefeito teria dito que “ninguém os incomodaria”.

“‘Quem manda na cidade sou eu. Ninguém vai incomodar você. Aqui não tem mais decreto’, foi o que ouvimos o tempo inteiro”, disse Alex.

O produtor declarou ainda que a prefeitura tinha ciência da magnitude do evento, uma vez que, segundo ele, é improvável que se organize uma festa com grande estrutura em uma cidade pequena como Santa Bárbara sem que se chegue ao conhecimento do prefeito. “Quem monta um evento desse tamanho, durante uma semana, sem alvará de funcionamento?”, questiona.

Por fim, Alex afirmou que a organização do evento tomará providências jurídicas para a reparação dos prejuízos financeiros e de imagem.