DENÚNCIA

Pacientes denunciam máquinas de hemodiálise quebradas em hospital de Goiânia

Pacientes que fazem tratamento por hemodiálise no Hospital Urológico Puigvert de Goiânia denunciam que várias…

Pacientes que fazem tratamento por hemodiálise no Hospital Urológico Puigvert de Goiânia denunciam que várias máquinas que realizam o procedimento estão quebradas. Ao Mais Goiás, a familiar de uma das pacientes conta que, devido ao problema, o tempo de tratamento tem sido reduzido e dividido entre os usuários do serviço. No entanto, a administração do hospital afirma que a denúncia não procede.

A gerente de RH, Lucélia dos Santos, contou que sua tia, de 63 anos, realiza o procedimento há pouco mais de um ano e que sempre houve esse problema com as máquinas. Contudo, revela que agora ocorreu uma piora. A tia dela é diabética e com o agravamento da doença perdeu o funcionamento dos rins. Ela usa o serviço do hospital três vezes por semana, sendo terça, quinta e sábado.

“Nesse fim de semana, em específico, a enfermeira relatou que, caso não arrumasse as máquinas, na terça não conseguiria fazer 4h de hemodiálise, que iria dividir em 2h para cada paciente”, disse.

Além disso, segundo ela, essa é uma queixa de todos os pacientes. “Afeta a todos os pacientes, porque não é uma máquina específica para cada um, são as máquinas que estão disponíveis. Então, se tem menos máquinas, todos vão acabar sofrendo com isso. A reclamação é geral”, relatou.

A mesma mulher afirma, que os pacientes “não conseguem trocar horário, porque não tem máquina”. Além disso, a denunciante destaca que, ao procurar o hospital, eles pedem para aguardar a resolução do problema.

Resposta do hospital

A administração do Hospital Urológico de Goiânia afirmou ao portal que “a denúncia não procede”. Além disso, sugeriu que, em caso de visita a unidade, “não encontrará pacientes sem realizar hemodiálise ou fazendo hemodiálise com tempo reduzido”.

O hospital disse, ainda, que “essa denuncia expôs [a unidade] e está nos prejudicando”. No site da unidade é informado que, entre os diversos procedimentos ofertados, o serviço de hemodiálise conta com 36 sessões simultâneas em três turnos.