Terrorismo

Padre é morto durante atentado contra igreja na França

Dois homens armados com facas invadiram uma igreja no norte da França, mataram um padre…

Dois homens armados com facas invadiram uma igreja no norte da França, mataram um padre e feriram gravemente mais uma pessoa, antes de serem mortos pela polícia. O ferido estava “entre a vida e a morte”, segundo um porta-voz do Ministério do Interior.

A dupla tomou cinco reféns, entre eles o padre, na igreja localizada na pequena cidade de Saint Etienne du Rouvray, na região da Normandia. O padre foi mais tarde encontrado com a garganta cortada, segundo a polícia. Policiais cercaram a igreja e dispararam contra os dois homens no momento em que eles tentavam fugir do local, disse um porta-voz do Ministério do Interior.

O religioso morto foi identificado como Jacques Hamel, de 86 anos. Ele era padre auxiliar da paróquia, segundo a Conferência dos Bispos da França.

Um porta-voz do Vaticano disse que o papa Francisco compartilha da “dor e do horror” do ataque, qualificado por ele como um ato “bárbaro” em um local sagrado.

Estado Islâmico

O grupo terrorista Estado Islâmico afirmou que os dois homens que realizaram nesta terça-feira um ataque em uma igreja no norte da França eram “soldados” da organização extremista. A informação estava em comunicado do Estado Islâmico, divulgado pela agência de notícias Amaq, braço de mídia do grupo. O presidente francês, François Hollande, também disse que a dupla que matou um padre havia reivindicado ter ligação com o Estado Islâmico.

Hollande disse que a ameaça terrorista na França permanece “muito alta”. Segundo ele, o país precisa enfrentar o terror com todos os meios, mas dentro do Estado de Direito. Para o presidente, todos os católicos e o povo francês foram alvos, nesse ataque ocorrido na igreja. Fonte: Dow Jones Newswires.

Atentados em série

O ataque ocorre menos de duas semanas após 84 pessoas serem mortas durante as celebrações da Queda da Bastilha em Nice, na Riviera Francesa por um homem em um caminhão. A Europa tem sido recentemente atingida por uma série de ataques, com quatro episódios violentos na vizinha Alemanha em uma semana.

Não é a primeira vez que uma igreja é alvo na França. Em abril, a polícia francesa prendeu Sid Ahmed Ghlam, argelino suspeito de ter laços com o Estado Islâmico que havia recebido instruções para atacar uma igreja.