Eficiência

Para diminuir burocracia, Detran-GO aposta em gestão ousada e moderna

Por uma nova fase passa o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) neste ano.…

Por uma nova fase passa o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) neste ano. Desde janeiro, quando o presidente Manoel Xavier Ferreira Filho iniciou sua gestão à frante da autarquia, uma nova visão estratégica foi implantada com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e, ao mesmo tempo, garantir eficiência e agilidade no atendimento aos usuários.

A meta de gestão ousada foi repassada ao então novo presidente do Detran-GO, nomeado em 29 de dezembro de 2015, pelo governador Marconi Perillo, que defendia para o órgão uma administração moderna e eficiente. Hoje, nove meses depois, os resultados já são visíveis e concretos.

Antes visto como órgão tomado pela burocracia e regido por serviços lentos, o Detran-GO passou a funcionar sob novo estilo pautado por duas prioridades: eficiência e rapidez. A nova linha administrativa inseriu o Detran goiano como referência para outros estados.

Distante de holofotes e mantendo perfil discreto, Manoel Xavier responde a quem o parabeniza pela gestão na autarquia que nada mais cumpre do que sua obrigação. O ex-diretor-superintendente do Sebrae-GO é sempre categórico ao defender seu perfil técnico de gestor.

No mês de agosto, a gestão de Manoel Xavier foi parabenizada pelo próprio governador Marconi Perillo, que agradeceu ao presidente e aos servidores pela dedicação, atenção dispensada aos usuários do serviço do Detran e pela qualidade do serviço prestado. “É importantíssimo o bom atendimento àquele que é, via de regra, o nosso patrão: o povo goiano. O Detran, além de cumprir com suas obrigações internas, também tem sido o órgão colaborativo do governo estadual em muitas ações que interessam a população goiana”, disse.

Na ocasião, Marconi reafirmou o pedido de absoluto compromisso dos servidores com os princípios da transparência e ética no cotidiano do órgão para que o cidadão possa ter percepção de atendimento correto e honesto. “A aproximação dos servidores com o cidadão melhora a imagem do órgão e é fundamental para mais educação no trânsito”, observou.

Eficiência no atendimento ao público

Buscando melhorar a qualidade e aprimorar a eficiência dos serviços, o Detran-GO criou recentemente uma comissão de técnicos para viabilizar a simplificação de procedimentos de habilitação e veículos. A meta é desburocratizar e tornar os serviços mais ágeis, propiciando economia de tempo e elevação da qualidade do atendimento ao público.

Para isso, está sendo elaborado um plano de ação com base nas sugestões dos permissionários. A iniciativa integra um pacote estratégico de medidas de democratização que vem sendo implantado pela autarquia

Nas últimas semanas, foram realizadas uma série de rodadas de reuniões com os principais parceiros do Detran-GO para coletar informações e sugestões sobre modernização nos processos. O plano de ação deve ser concluído até este mês de setembro, mas algumas das sugestões apresentadas já foram acatadas como a entrega da CNH para candidatos através dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e a redução do tempo de entrega das habilitações e da devolução dos processos de candidatos reprovados.

Mais de quatro mil permissionários, entre CFCs, despachantes, empresas de placas, médicos e psicólogos, estão envolvidos na prestação de serviços do Detran. Todas as categorias estão participando da construção do plano de ação. “Queremos quebrar paradigmas e atender de forma rápida e eficiente o cidadão que exige um serviço de qualidade e em menor tempo. Estamos mudando o conceito de trabalho dentro do Detran-GO e os resultados positivos estão aparecendo”, diz o presidente Manoel Xavier Ferreira Filho.

II Fórum de Mobilidade

Ate a próxima segunda-feira (12), continuam abertas as inscrições ao II Fórum de Mobilidade Urbana e Trânsito, realizado pelo Detran-GO, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Observatório da Mobilidade e Saúde Humanas. O evento reúne grandes especialistas como o antropólogo Roberto DaMatta, o piloto César Urnhani e Ordeli Savedra para discutir a temática, apresentar os avanços, perspectivas e desafios para o poder público e a sociedade. O fórum será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. As inscrições são gratuitas.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o objetivo é impulsionar o debate sobre estratégias para propiciar melhorias no trânsito e na mobilidade urbana. “O trânsito e a mobilidade são construções coletivas. Nossas ações diárias, devem refletir o resultado que esperamos”, destaca. Ele enfatiza ainda que o poder público tem a função de proporcionar condições adequadas como políticas de mobilidade, sinalização, rodovias e educação para o trânsito, mas cabe ao cidadão a decisão de construir um trânsito mais seguro.