Passageiros passam noite em rodoviária de Goiânia por causa de rodovias bloqueadas
Dezenas de passageiros que pretendiam embarcar em ônibus de transporte intermunicipal ou interestadual na terça…
Dezenas de passageiros que pretendiam embarcar em ônibus de transporte intermunicipal ou interestadual na terça (1º) e nesta quarta-feira (2), em Goiânia, tiveram que dormir ou, pelo menos, esperar longas horas no terminal rodoviário da capital. É que viagens foram canceladas por causa de bloqueios em rodovias, organizados por eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Como há relatos de que as empresas não deram assistência a esses passageiros, o Procon encaminhará equipe ao local na tarde desta quarta. “As empresas de transporte são 100% responsáveis pelo risco da operação, e o risco não pode se transferido ao consumidor”, afirma Levy Rafael Cornélio, superintendente do Procon Goiás.
As empresas discordam do posicionamento por entender que a razão do cancelamento das viagens além além do alcance delas.
Levy diz que a lei prevê direitos aos consumidores conforme o tempo de atraso das viagens. Atrasos superiores a uma hora, por exemplo, dão ao passageiro a prerrogativa de ser remanejado para outra empresa que for fazer o mesmo percurso, sem curso adicional, ou reembolso imediato do valor da passagem. A partir de três horas, a empresa tem o dever de arcar com custos de alimentação e de hospedagem.
O superintendente do Procon alerta também que, no caso dos passageiros de Goiânia que esperam há quase 24 horas, o reembolso deve ser retroativo, caso ainda não tenham prestado nenhum suporte nesse sentido.
Em nota lida na TV Anhanguera, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Intermunicipal e Interestadual de Goiás disse que 80% do serviço deve estar reestabelecido já nesta quarta.