ELEIÇÕES

Pastor André Valadão diz ter sido intimado a se retratar com Lula; TSE nega

O pastor e influenciador digital André Valadão, da Igreja Batista Lagoinha (MG), viralizou nesta quarta-feira…

O pastor e influenciador digital André Valadão, da Igreja Batista Lagoinha (MG), viralizou nesta quarta-feira nas redes sociais ao publicar um vídeo em que faz uma retratação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pastor afirma ter sido intimado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, a negar que Lula seja a favor do aborto e da descriminalização das drogas. O TSE, no entanto, nega a existência da decisão.

— Dias atrás eu recebi em minha residência uma intimação do TSE, através do senhor Alexandre de Moraes, e eu venho me declarar, a partir dessa intimação, dizendo que o Lula não é a favor do aborto, Lula não é a favor da descriminalização das drogas, Lula não é a favor de liberar pequenos furtos. Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular, você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles — declarou Valadão.

— Lula não é a favor, literalmente, de colocar uma regulação da mídia, onde você vai perder o poder de expressar sua opinião, expressar o seu culto. É isso. Deus abençoe o Brasil — encerra a declaração.

Na gravação, o pastor aparece em um fundo preto, e usa roupas escuras, segurando supostamente a intimação recebida. Ao ler, balança negativamente a cabeça. No Instagram, o vídeo possui mais de 15 milhões de reproduções, e mais de 190 mil comentários. Outros perfis verificados comentaram a publicação, manifestando indignação.

O influenciador Felipe Neto, apoiador do Lula, reagiu a publicação do pastor. Em um primeiro momento, criticou a ‘retratação’ e disse que Valladão agia com ‘deboche’. Ao saber que o TSE não havia feito a intimação, o influenciador fez outra postagem chamando o pastor de “mentiroso”, e disse acreditar que Valladão cometeu “suposto crime de propósito”: “O objetivo é que as pessoas peçam sua prisão e eles usem a narrativa ‘querem prender um pastor, vão fechar igrejas’”.

André Valadão é um dos líderes evangélicos mais influentes na internet. Com 5 milhões e meio de seguidores somente no Instagram, o pastor é dedicado a falar sobre política para seus seguidores. Seguido por Bolsonaro e o clã familiar do presidente, Valladão já organizou ao menos dois eventos conservadores sobre política nos Estados Unidos, com a presença de Bolsonaro.

Nesta quinta-feira, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, citou o caso da postagem durante coletiva de Lula no Rio de Janeiro. Para a petista, é o momento na campanha de combater o que ela chamou de “avalanche de fake news”:

— Fico indignada com um pastor mentir daquele jeito — disse ela, sem citar o nome de Valadão. — Ele reitera as mentiras contra o presidente Lula, se colocando como vítima — continuou, citando ainda notícias de patrões que têm pressionado empregados e o que ela chamou de “compra do processo eleitoral” com “sangria dos recursos” públicos.