direto do além

Pastores usam profecias e revelações para convocar ‘guerra’ por Bolsonaro

"O Lula fez um pacto com espíritos", afirma pastor Reginaldo Rolim

A derrota de Jair Bolsonaro (PL) para o atual presidente Lula (PT) fez com que alguns líderes de evangélicas aderissem ao movimento que defende uma intervenção militar e o retorno de Bolsonaro ao poder. Vários pastores pelo país estão pregando uma espécie de guerra santa contra o novo governo e divulgando o que chamam de “profecias”, que eles dizem enviadas por Deus. Entre as “revelações”, está a destruição do Supremo Tribunal Federal (STF), uma visão sobre um pacto que Lula teria feito com demônios e a mensagem de que Deus seria favorável a uma intervenção nos poderes da República.

Lula morreu e foi substituído

Um desses pastores é Sandro Rocha. Ele mora em Guaratuba, no Paraná, e pertence à Igreja do Porto de Cristo. No Twitter, o religioso soma mais de 120 mil seguidores. No YouTube, são quase 500 mil, e seus vídeos já tiveram quase 75 milhões de visualizações.

Em 11 de janeiro, o pastor publicou um vídeo com o título “Pequeno sinal” e a imagem de uma explosão numa torre de energia. Na gravação, Sandro associa a explosão à vontade divina. “Quem é que tá agindo? É Deus“, ele diz.

No Twitter, em 1º de novembro, Sandro postou uma foto em que aparece em um protesto que bloqueou uma rodovia. “Pare de falar e tome uma atitude!!!! #Caminhoneiros #Intervençãomilitar”, escreveu no microblog.

Também no Twitter, o pastor foi um dos primeiros a espalhar uma das fake news que mais circularam em grupos bolsonaristas em novembro: a de que Lula tinha morrido e estava sendo substituído por um sósia.

Em 18 de julho de 2022, Sandro Rocha foi recebido no Palácio do Planalto pelo general Augusto Heleno, ministro de Segurança Institucional do governo Bolsonaro. O encontro foi registrado na agenda oficial de Heleno.

Sandro Rocha ao lado do general Augusto Heleno, ministro do gabinete de Segurança Institucional no governo Jair Bolsonaro (Foto: Redes Sociais)

“O senhor permitiu”

Valdirene Moreira é outra estrela no universo dos pastores bolsonaristas youtubers. Moradora de Guarapari, no Espírito Santo, ela não é ligada a nenhuma igreja conhecida, mas tem milhares de seguidores em diferentes contas no YouTube.

Em um vídeo, postado em 8 de janeiro, a pastora comentou as invasões ocorridas horas antes nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

“Infelizmente, gente, embora Zacarias ensine que não é por força nem por violência, muitas vezes no passado o Senhor permitiu coisas acontecerem pra que chegasse àquilo que é a vontade dele”, disse.

Pastora Valdirene Moreira (Foto: Redes Sociais)

PT parceiro do outro mundo

Reginaldo Rolim é outro pastor que tem feito profecias políticas. Ex-vereador de Fortaleza, Rolim se define como apóstolo e profeta no Ministério Atalaia do Deus Vivo.

Na véspera do segundo turno, o religioso disse ter recebido a seguinte revelação: Bolsonaro ganharia a eleição, mas Lula seria declarado o vencedor.

“Muitas pessoas dizem que Bolsonaro ia dar um golpe militar, só que eu via que o Exército é que tomava a frente, intervinha nas eleições e divulgava algo que estava em oculto e que estava sendo tramado há muito tempo atrás”, disse.

Rolim afirma que, ao intervir nas instituições, o Exército estaria na verdade agindo em nome de Deus. “O Senhor disse assim: ‘Sou eu que entro nos Poderes e faço justiça'”.

Reginaldo afirma ainda que Lula teria feito um pacto com “demônios“. “Eu via que o governo do PT colocou instrumentos, eu não via como seres humanos, mas como espíritos, como demônios, que os demônios entravam dentro de instituições.”

“O Lula fazia um pacto com os outros espíritos, mas eu não via o Lula, eu via um espírito. Esse espírito fazia um pacto com os outros espíritos, pra que esse espírito representando a pessoa de Lula assumisse a Presidência da República”, acrescentou Reginaldo.

*Com informações da BBC