CANDIRU

Peixe que invade orifícios do corpo humano assusta banhistas na Amazônia

Um peixe tem sido motivo de pânico para banhistas que vão até as águas de…

Um peixe tem sido motivo de pânico para banhistas que vão até as águas de rios da região da Amazônia. O candiru, como é conhecido, é um parasita que se alimenta do sangue de outros peixes e tem a capacidade de penetrar em ofícios do corpo humano, como uretra, ânus e vagina.

O peixe é exclusivo da região Amazônica sendo atraído por odores e, quando entra no hospedeiro, usa técnicas para se fixar, o que dificulta sua retirada. Em caso de penetração em orifícios humanos, a remoção é feita somente por meio de um procedimento cirúrgico.

Rondônia registra cerca de 10 casos por ano de penetração do peixe em seres humanos, segundo o biólogo Flavio Teressini.

“Eles podem entrar tanto pelo nariz, ouvido, própria boca, ânus e região genital. A maioria desses acidentes acontece com mulheres, que às vezes vão fazer xixi ou entram nos rios no período menstrual. Eles sentem o odor do sangue e acabam penetrando na região genital”, explicou em entrevista ao G1.

Especialistas alertam que não é recomendado entrar na água dos rios amazônicos com ferimentos recentes que possam sangrar, não urinar na água e sempre utilizar trajes de banho que cubram os órgãos genitais.