PANDEMIA

Pela segunda vez, governo Doria multa Bolsonaro por não usar máscara em SP

Além do presidente, 15 autoridades também receberam autuação de R$ 552,71

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Pablo Jacob)

O governo João Doria (PSDB) multou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela segunda vez por não usar máscara em evento em Sorocaba (SP), nesta sexta-feira (25), apesar da lei estadual que obriga o uso da proteção contra a transmissão do coronavírus.

Além de Bolsonaro, três ministros e 12 autoridades também receberam a multa, de acordo com informação do governo paulista. Cada um recebeu autuação de R$ 552,71 pela infração de não utilizar máscara em espaço público.

Em 12 de junho, ocasião em que prticipou de uma motociata em São Paulo, Bolsonaro já havia sido multado pela mesma razão.

Nesta sexta (25), foram multados os ministros Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Fábio Faria (Comunicações) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Carla Zambelli (PSL-SP), Caroline De Toni (PSL-SC) e Capitão Derrite (PP-SP).

Foram multados ainda os deputados estaduais de São Paulo Gil Diniz (sem partido), Frederico D’Ávila (PSL) e Danilo Balas (PSL). A lista de autuações inclui também o Secretário Municipal de Saúde de Sorocaba, Vinicius Rodrigues; o vereador de Sorocaba Vinicius Aith (PRTB); o vereador de São Bernardo do Campo Paulo Chuchu (PRTB) e o diretor-presidente do CEAGESP, Ricardo Mello Araújo.

Um decreto, de maio de 2020, obriga o uso de máscaras no estado de São Paulo. As multas são enviadas pelos Correios.

Ainda de acordo com o governo paulista, a viligância sanitária estadual já aplicou 7.886 autuações por infrações a normas de prevenção da Covid-19 entre 1º julho de 2020 e 14 de junho de 2021.