Internet

Percebe, Ivair, a entrevista do cavalo

Encontramos Eduardo Pimentel, o jovem estudante por trás de um dos memes mais engraçados de 2016

O melhor do Brasil é o brasileiro, diz a internet, especialmente pela nossa capacidade de transformar tudo em piada. A internet brasileira é uma fábrica de memes, aquelas piadinhas que circulam nas redes sociais. O ano novo mal começou e já tínhamos “Já acabou, Jéssica?”, “quem é esse aí, papai?” e “tá tranquilo, tá favorável”. Embora estes fossem memes auto-explicativos, com uma história bem contada por trás, um dos mais engraçados veio acompanhado de algumas perguntas.

O meme do “percebe, Ivair, a petulância do cavalo” se tornou viral da noite pro dia rendendo dezenas de montagens, fotos e vídeos, sempre envolvendo um cavalo. Até o BuzzFeed chegou a fazer um apanhado das melhores piadas. Mas, afinal de contas, de onde veio isso e quem é o cavalo petulante?

petulancia

 O homem por trás do meme é Eduardo Pimentel, de 20 anos, estudante de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina, morador de Florianópolis. Ele mesmo “printou” a discussão com a mãe e o pai e postou em seu Twitter porque achou engraçado.

“Acho que toda mãe solta uma pérola quando tá irritada com o filho, né?! Essa foi uma situação dessas. Eu sempre deixo meu celular no silencioso ou modo avião, porque quando estou ouvindo podcast uma das coisas que mais me irrita é barulho de notificação. Meu pai havia me ligado e eu não vi quando ligou, então deixei pra retornar quando chegasse em casa de noite. Aí se segue o diálogo da imagem (risos)”.

 

Ele disse que o ocorrido foi em 2014 e que na época até foi bastante retuitado, mas foi só depois de uma webcelebridade encontrar a piada que ela explodiu: “bombou mesmo quando eu repostei a imagem, que o @naosalvo deu retweet e deu toda repercussão que a gente vê hoje. Meu pai não falou nada, mas a mãe no início não gostou muito porque ela quer ser mais reservada, e essa é uma forma de expor a família. Ela até chegou a pedir pra eu tirar a imagem da internet, mas eu expliquei que uma vez na internet, sempre na internet”.

Depois disso ele disse que só assistiu a coisa crescer e que se divertiu muito com as piadas. Eduardo não fez nenhuma montagem ele mesmo, mas chegou a compartilhar algumas boas: “Eu contribuí pouco, até porque um meme é tipo uma música que você gosta muito e não para de ouvir, quando tá demais você acaba enjoando. Por isso não fiquei forçando demais o meme nos meus perfis, embora vez ou outra eu compartilhe algum post que ficou bom”. Fora isso, ele abraçou a ideia. Sua biografia no Twitter diz: “Cavalo petulante. Sim, aquele do meme”.

Já os pais ficaram um pouco assustados. O Ivair, pai do Eduardo, até chegou a mandar uma mensagem pro filho que ele também salvou: “saiu totalmente do controle, filho”. Até a família entrou na brincadeira: “ele no início não falou nada, mas hoje ele tá direto postando no grupo da família algum post que fale ‘Percebe Ivair’. Inclusive agora chegou nos amigos mais próximos dele, que não param mais de marcar ele nos posts”. Mas Eduardo não esquenta. Como o meme não tem seu rosto nem nome, é raro alguém descobrir quem ele é. Segundo ele, quem pega mais no pé são os amigos, que não param de falar ‘Percebe, Ivair’.

 

petulancia

 

Ele ressalta que nem pensou em nenhuma forma de monetizar sobre: “Como eu estava com muita coisa pra estudar na época que o meme bombou eu acabei nem indo muito atrás de como monetizar, então fico feliz que alguém pelo menos conseguiu aproveitar o boom pra ganhar alguma coisa”. Mesmo assim, ficou muito feliz com a repercussão e inclusive se divertiu com a apropriação publicitária do meme. Marcas, especialmente no Facebook, brincaram com a piada, tais como Cartoon Network e até a Land Rover. Foram as páginas de humor do Facebook que também mantiveram o meme vivo e o espalharam, como Página Barroca Inovadora Vanguardista e a Capinaremos.