atenção

Perdeu ou teve o celular roubado no carnaval? Siga essas dicas

Segundo o site Buscapé, a busca por celulares novos dispara nos dias seguintes ao carnaval

(Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil)

Perdeu ou teve o celular roubado no carnaval? Siga essas dicas! Durante o carnaval, as perdas, roubos e a consequente procura para comprar novos aparelhos de celular são comuns em todo o Brasil. De acordo com um estudo da plataforma de comparação de preços Buscapé, a busca por celulares novos dispara nos dias seguintes ao carnaval.

A pesquisa mostrou um aumento da procura por um aparelho novo de 37% em 2022, considerando o período da quarta-feira de cinzas a sábado, em comparação com os quatro dias de folia. Em 2023, a quarta-feira de cinzas apresentou a maior quantidade de buscas por celulares. De terça para quarta, houve um aumento de 15% no interesse por comprar smartphones novos.

Mais dicas: Aplicativo do governo que bloqueia celular roubado: tire suas dúvidas

Tão importante como providenciar um novo aparelho é proteger as informações do que foi perdido ou roubado. Para isso, algumas dicas podem evitar muita dor de cabeça.

Entre no seu gmail. Clique na sua foto de perfil. Em seguida, toque em “Gerenciar conta do Google”. No menu esquerdo, clique em “Segurança”, vá em “senha” e a primeira atitude a fazer é trocar a sua.

Abaixo, você verá a listagem dos seus dispositivos conectados. Vão aparecer todos os seus aparelhos conectados, inclusive os da Apple e a opção de “encontrar dispositivo”. Assim, é possível ver no mapa, onde o aparelho está e reproduzir som.

Furtos e roubos: PM de Goiás dá dicas de segurança para celulares Android e IOS

Há uma função para proteger o dispositivo, caso ele tenha sido perdido e não roubado, onde o usuário coloca uma mensagem de texto e um número de telefone de contato para que quem o encontrou possa ligar.

No entanto, se infelizmente tiver sido caso de roubo, furto ou se está na dúvida, o mais recomendado é usar a opção “Limpar dispositivo” para excluir todo o conteúdo do celular.

Delegado da Polícia Civil dá dicas para evitar golpes nas redes sociais

*VIA EXTRA