Covid-19

Pernambuco suspende por 15 dias entrada de pessoas em Fernando de Noronha

Medida inclui turistas e moradores permanentes ou temporários

O governo de Pernambuco anunciou hoje que o arquipélago de Fernando de Noronha vai permitir novamente a entrada de turistas, o que estava proibido desde o dia 21 de março por conta da pandemia da covid-19. Entretanto, a entrada será permitida apenas aqueles que comprovem que já tiveram a doença.

O governo de Pernambuco anunciou na tarde desta quinta-feira (2) a suspensão por 15 dias da entrada de pessoas na ilha de Fernando de Noronha. A medida, que será implementada a partir do próximo domingo (5), inclui turistas e moradores, sejam eles permanentes ou temporários.

A saída de moradores e trabalhadores continua autorizada, sendo efetuada através dos voos semanais para manter o abastecimento e o deslocamento de pessoal. Apenas servidores públicos federais e estaduais e outras categorias cujo trabalho seja considerado essencial e com autorização expressa terão acesso à ilha neste período.

A decisão foi tomada após solicitação do conselho distrital de Fernando de Noronha. Segundo o texto aprovado pelo plenário, a justificativa para a medida é que há moradores chegando a Noronha em uma semana e retornando na outra, sem respeitar a quarentena.

Desde o dia 21 de março, as operações de pouso e decolagem de aeronaves no aeroporto de Fernando de Noronha estão suspensas por conta das restrições impostas para evitar a propagação da doença.

Só estão autorizados voos para socorro médico e outras situações excepcionais definidas pela autoridade sanitária competente. Há dois pacientes infectados pelo coronavírus no arquipélago.