Pesquisa comprova: a simples presença do celular na mesa já prejudica a conversa
“A simples presença do aparelho no raio visual tem o potencial de distrair as interações pessoais", diz Shalini Misra, uma das autoras do estudo.
//
Para descobrir até que ponto um celular tem capacidade de estragar um bom papo, pesquisadores da Universidade Virginia Tech adotaram uma metodologia ousada: reuniram 200 casais em mesas de bar e deram a cada um deles dois assuntos para conversar, um fútil e um sério.
Os cientistas então observaram os gestos e o comportamento dos voluntários e depois pediram que eles respondessem a um questionário. A conclusão foi de que as conversas que ocorreram na presença de um smartphone foram menos atraentes, independentemente da importância do tema e do número de vezes em que o casal olhou para o telefone.
É o chamado “efeito iPhone”.
“A simples presença do aparelho no raio visual tem o potencial de distrair as interações pessoais. Você acaba perdendo os detalhes como as expressões do rosto e a mudança de tom da voz do interlocutor, além de ter menos contato visual”, explica Shalini Misra, uma das autoras do estudo.
(Com informações da revista Galileu)