Eleições 2014

Pesquisa Fortiori/Jornal Opção aponta vitória de Marconi contra Iris

O governador Marconi Perillo (PSDB), apesar de não ter anunciado ainda que seja o pré-candidato…

O governador Marconi Perillo (PSDB), apesar de não ter anunciado ainda que seja o pré-candidato oficial da base aliada, lidera todos os cenários da disputa de outubro, conforme pesquisa Fortiori/Jornal Opção.

Em um dos principais cenários, na espontânea, Marconi Perillo (PSDB) apresenta o dobro: 21% contra 10% de Iris Rezende (PMDB). Nesta simulação, Antônio Gomide (PT) e Vanderlan Cardoso (PSB) aparecem empatados, com 2%.

A pesquisa apresenta também dados estimulados. Ou seja, quando é apresentada ao eleitor uma cartela com os nomes dos pré-candidatos ou os mais cotados por meio da imprensa – caso do governador Marconi Perillo, que deixou para decidir de última hora, apesar de a mídia o colocá-lo como candidato certo da base aliada.

Neste cenário, Marconi também vence Iris Rezende, com 37% contra 30% de Iris Rezende. Vanderlan aparece com 9% e Gomide marca 7% dos votos.

No cômputo dos votos válidos, a pesquisa indica que Marconi Perillo pode trabalhar para tentar vencer no primeiro turno: ele aparece com 44,5% contra 36, 1% de Iris.

Em outro cenário, caso Gomide desista da disputa, Marconi amplia sua diferença: ele chega a 48,1% dos votos válidos contra 38,3% de Iris Rezende e 13,6% de Vanderlan.

Neste cenário, aumentam as chances de Marconi vencer ainda no primeiro turno.

No segundo turno, Marconi também venceria todos os demais pré-candidatos. Iris Rezende perderia de 53,1% a 46,9% dos votos válidos.

Em outro cenário, com Vanderlan, a vitória seria ainda mais expressiva: 66,2% dos votos válidos contra 33, 8%. E com Gomide seria ainda mais distante a diferença: 69,3% contra 30, 7%.

A pesquisa mostra que a gestão de Marconi Perillo passou a ser mais bem avaliada principalmente após as entregas de obras e adiantamento de grandes construções, como o Hospital de Urgências de Goiânia 2 (região Noroeste).

GOVERNOS

Marconi tem uma aprovação de 46% dos eleitores o que é muito próximo ao cômputo das indicações de votos.

A desaprovação é de 23%. O desempenho do governador é aprovado por 53% dos consultados.

Já a presidente Dilma Rousseff (PT) é mal avaliada em Goiás. Apenas 36% das pessoas aprovam a candidata do PT. E seu governo tem apenas 30% de aprovação entre os goianos.

É esperado para esta semana pesquisa de um outro instituto, o Grupom, que deve indicar cenário semelhante ao apresentado pelo Fortiori. A expectativa é de que o Serpes também divulgue sondagem na próxima semana.

Os dados da pesquisa Fortiori e toda sua metodologia estão depositados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Podem ser consultados sob o número GO- 00039/2014.