Pesquisa Ipec: Bolsonaro é rejeitado por 50% dos eleitores e Lula por 33%
Rejeição do atual presidente se manteve no mesmo patamar da semana passada
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o candidato com maior taxa de rejeição. Metade dos eleitores (50%) dizem não votar de jeito nenhum no candidato à reeleição, de acordo com pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (19) pela TV Globo. O mandatário manteve o mesmo percentual da semana passada, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou dois pontos para baixo, dentro da margem de erro estimada em dois pontos para mais ou menos.
Líder em intenções de voto, o ex-presidente petista viu sua taxa de rejeição oscilar de 35% para 33% em sete dias. O petista passou a ser atacado com mais ênfase pelos seus adversários na última semana. A campanha de Bolsonaro exibiu na televisão propagandas acusando Lula de mentir sobre a anulação de suas condenações na Lava-Jato.
O percentual de eleitores que se nega a votar em Ciro Gomes (PDT) passou de 17% para 15% no período, oscilação dentro da margem de erro. A taxa de rejeição à senadora Simone Tebet (MDB) foi para 6%, ante 7% da semana anterior.
Os pesquisadores do Ipec também perguntaram a opinião dos eleitores sobre o governo de Bolsonaro. Passou de 45% para 47% o percentual dos que consideram a administração federal ruim ou péssima, oscilação de dois pontos. São 30% os que classificam a gestão bolsonarista como boa ou ótima. Outros 22% consideram o governo regular. E 2% não souberam avaliar.
O Ipec ouviu 3.008 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00073/2022. Esta é a quinta rodada da série de pesquisas contratada pela TV Globo, iniciada na metade de agosto.