2º TURNO

Petistas e apoiadores articulam para ampliar votação de Lula em Goiás

Além de reuniões do partido, há formação de grupos no WhatsApp para articular busca de votos ao petista no Estado

Petistas se reúnem em Goiânia (Foto: Divulgação)

Petistas e apoiadores articulam para aumentar a votação do ex-presidente Lula (PT) em Goiás. Na terça-feira (4), o partido se reuniu em Goiânia para debater ações que visam intensificar a presença das ideias e projetos do candidato à presidência para o Brasil. Além disso, grupo formado em torno da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG) prepara encontro para esta quarta-feira (5).

A agenda desta semana ainda inclui reunião na quinta-feira (6) no comitê da deputada federal Adriana Accorsi (PT), na Avenida República do Líbano, e uma reunião na sexta-feira (7), no Câmpus da UFG, com estudantes.

Em contrapartida, o Mais Goiás já mostrou que “tropa bolsonarista” goiana, formada por deputados eleitos e o ex-candidato a governador Gustavo Mendanha (Patriota), se reuniu em Aparecida para articular apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

PT

De acordo com a presidente do partido em Goiás, Kátia Maria (PT), a reunião no partido é organização para o 2° turno, com uma forte agenda de mobilização para dialogar diretamente com a população goiana. A orientação é ocupar as ruas e as redes.

“Lula teve o maior percentual no primeiro turno, com 6 milhões de votos de frente. Vamos intensificar o trabalho com a militância, a articulação com os partidos, entidades e lideranças estratégicas para eleger Lula presidente”, argumenta.

WhatsApp

Além disso, apoiadores criam grupos de WhatsApp, em que compartilham táticas para conquistas de votos, argumentos contra ‘fake news’, material de campanha e figurinhas.

Um deles é o “Comitê Lula UFG” que foi criado para suprir o que chamam de lacuna de organização de campanha por local de trabalho, sobretudo presencial. São mais de 500 pessoas que se articulam para fazer campanha presencial direcionada à comunidade da UFG e os bairros próximos.

Votos

Em Goiás, Bolsonaro obteve 52,16% dos votos válidos, enquanto Lula (PT) teve 39,51%. No entanto, em âmbito nacional, o petista ficou à frente, com 48,43%, à frente de Bolsonaro, que recebeu 43,2% dos votos.