GASOLINA

Petrobras planeja novo aumento dos combustíveis em 20 dias, diz Bolsonaro

Em entrevista a jornalistas que o acompanham em Roma, na reunião do G20, o presidente…

Em entrevista a jornalistas que o acompanham em Roma, na reunião do G20, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avisou que a Petrobras vai promover um novo aumento no preço dos combustíveis daqui a 20 dias. Bolsonaro disse que soube do reajuste por meio de um informe extraoficial e não deu mais informações sobre o assunto.

O presidente também defendeu a privatização da Petrobras. “Tudo o que acontece de ruim que vem da Petrobras é minha culpa… Eu disse ao (ministro da Economia) Paulo Guedes que o ideal seria privatizar a Petrobras. Mas esse processo levaria mais de um ano”, relatou a jornalistas. Ao longo de sua carreira, Bolsonaro sempre foi contra a privatização da companhia, mas mudou de ideia após tentativas mal-sucedidas de impedir reajustes nos preços da gasolina e do diesel.

Aumento dos combustíveis impacta na popularidade de Bolsonaro

A alta de preços afeta sua popularidade e pressiona a inflação, que já está acima de 10% em 12 meses. A gasolina já subiu 73% no ano e o diesel, de 65,3%. Na semana passada, a companhia divulgou lucro de mais de R$ 31 bilhões relativo ao terceiro trimestre. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que a empresa não pode ter um lucro tão alto e cobrou dela uma visão social.

Nesta segunda, o presidente também esteve na cidade de Anguillara Veneta, reduto da ultra-direita italiana. Foi homenageado pela prefeitura local e ouviu protestos de manifestantes contrários.