A Polícia Federal em Goiás deflagrou na manhã desta quarta-feira (05) uma operação para combater a prática do crime de pesca ilegal no lago Serra da Mesa e a respectiva comercialização do pescado capturado ilegalmente. Cerca de setenta policiais federais estão cumprindo 24 ordens judiciais em Uruaçu, Minaçu, Rialma, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Anápolis.
Segundo a PF, durante as investigações, que se iniciaram há seis meses, foi identificada uma quadrilha especializada na pesca clandestina e predatória de peixes de diversas espécies nativas do lago Serra da Mesa. Depois, eles vendiam os peixes para peixarias estabelecidas no Estado de Goiás, cujos proprietários conheciam e participavam do esquema.
No decorrer das investigações, um dos alvos foi preso em flagrante em Uruaçu, transportando mais de 300 quilos de peixes da espécie Tucunaré na carroceria de sua pick-up. Dez dos mandatos cumpridos hoje são de mandados de busca e apreensão e outros 14 são de prisão preventiva.
Os envolvidos foram indiciados pela prática de furto qualificado, pesca ilegal e predatória, receptação qualificada e formação de quadrilha, cuja soma das penas máximas se aproxima de 22 anos.